O Jeep Compass está na reta final de sua jornada de 60.000 km. Fomos com ele a lojas multimarcas independentes e também a concessionárias autorizadas, tanto da marca como das que vendem alguns dos seus principais concorrentes.
Fingindo ser um consumidor comum interessado na troca do Jeep por um carro zero-quilômetro, nosso piloto de teste Eduardo Campilongo ouviu as mais variadas propostas.
Por ser movido a diesel, gerou um fato inédito: “Foi a primeira simulação de venda em que ninguém reclamou da alta quilometragem”, disse Edu.
O exercício começou pelas concessionárias rivais. Na Volkswagen Sorana, a oferta (na troca por um Tiguan) foi de R$ 97.000, mas caiu para R$ 85.000 na Hyundai Caoa (troca por um New Tucson) e ofensivos R$ 80.000 na Chevrolet Carrera (por um Equinox). Finalizada a primeira etapa, partimos para as concessionárias Jeep.
Na Auguri, avaliação de R$ 90.000. Mas a oferta subiu para bons R$ 105.000 tanto na Divena quanto na Dahruj, a mesma autorizada que nos vendeu o SUV zero-quilômetro, ano-modelo 2017, por R$ 135.000 – o valor de tabela do ano-modelo 2018 era de R$ 149.330.
Na loja independente multimarcas Base Automobile, Edu ouviu a proposta: “Te pago R$ 111.000, pois já tenho um comprador para ele. É pegar ou largar”. Explicamos a situação ao vendedor e, claro, largamos.
Jeep Compass 58.566 km
CONSUMO
No mês: 9,6 km/l com 54,2% de rodagem na cidade
Desde out/17: 12,3 km/l com 23% de rodagem na cidade
Combustível: diesel S-10
GASTOS NO MÊS
Combustível:
R$ 379
FICHA TÉCNICA
Versão: Longitude 2.0 16V turbodiesel
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.956 cm3, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
SEGURO
R$ 4.436*
*Perfil Quatro Rodas
REVISÕES
Até 60.000 km
R$ 3.920
BOLSA DE VALORES
Valor em setembro de 2017 R$ 149.330
Valor atual do modelo novo R$ 159.010
Valor do usado na tabela Fipe R$ 125.752
Melhor oferta na simulação R$ 111.000
Pior oferta na simulação R$ 80.000