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Longa Duração: desempenho do Fiat Argo melhora após 60.000 km

Avaliado no início e no fim da jornada, o Argo sai da pista de teste com resultados praticamente repetidos

Por Péricles Malheiros 9 nov 2018, 17h22
Ficha limpa: resultados ligeiramente melhores Silvio Goia/Quatro Rodas

Testes de pista fornecem bons parâmetros sobre um carro. No caso dos modelos avaliados no Longa Duração, a tarefa é dobrada. “Um dos procedimentos-padrão do Longa inclui a realização de dois testes. Um aos 1.000 km e outro aos 60.000 km.

A comparação do teste inicial com o final não é conclusiva, mas quase sempre nos dá uma visão antecipada do estado de saúde do carro e ajuda a direcionar o processo de desmonte”, explica o editor Péricles Malheiros.

Responsável pelo acompanhamento técnico da frota de Longa Duração, Fabio Fukuda diz: “A piora de performance e o aumento de consumo, por exemplo, podem indicar baixa pressão de compressão dos cilindros. Isso já é suficiente para que, no desmonte, a gente redobre a atenção na análise do cabeçote e dos anéis de compressão dos pistões, justamente os pontos mais comuns de perda de pressão de compressão”.

Felizmente, não parece ser esse o caso do nosso Argo. Aos 60.000 km, ele foi para o campo de provas e de lá saiu com uma ficha de resultados ligeiramente melhor que a do primeiro teste, aos 1.000 km. “O tempo e os quilômetros deixaram o Argo menos amarrado. Mas a melhora é bem discreta, tanto nas provas dinâmicas quanto de consumo”, diz Péricles. 

Apesar de os testes indicarem que o Argo chegou bem ao fim da jornada, só com o desmonte teremos a análise definitiva. É esperar pra ver.

  • Teste

    1.000 K/m 60.000 Km/h
    0 a 100 km/h (s) 12,8 12,6
    3a 40 a 80 km/h (s) 7,9 7,6
    4a 60 a 100 km/h (s) 12,6 12,4
    5a 80 a 120 km/h (s) 21,2 20,9
    60 km/h a 0 (m) 16,9 16,4
    80 km/h a 0 (m) 28,9 27,7
    120 km/h a 0 (m) 68,6 64,7
    Cons. urb./rod. (km/l) 14,5/16,6 14,4/16,8

    Fiat Argo –  60.282 km

    Consumo

    • No mês: 14,4 km/l com 47,7% de rodagem na cidade
    • Desde set/17: 13,8 km/l com 21% de rodagem na cidade
    • Combustível: flex (gasolina)

    Gastos no mês

    • Combustível: R$ 600

    Ficha técnica

    • Versão: Drive 1.3 8V
    • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
    • Câmbio: manual, 5 marchas
    • Combustível: flex (gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.256
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.260
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