
O Lexus NX 200t chega para brigar por um lugar ao sol entre os SUVs de luxo e sua principal arma para encarar os rivais acima de R$ 200 000 reais você vê nas fotos: o design arrojado e agressivo. A carroceria é esculpida com uma variedade de vincos e reentrâncias, num padrão de linhas complexas que se repetem em elementos como grade, faróis e lanternas. Essa ousadia com uma proposta esportiva mira o público do adorado Range Rover Evoque, mas sem deixar de lado Audi Q5 e BMW X3.
O interior é bonito e elegante, mas tem ares excessivamente conservadores quando comparado às linhas externas. Todos os comandos estão à mão e as regulagens elétricas do volante e dos bancos (que incluem ajuste lombar) permitem encontrar a posição ideal de dirigir com facilidade. A boa novidade é que o controle da central multimídia é feito pelo sistema touchpad, sensível ao toque, bem mais prático que o joystick usado nos carros da marca até agora.
Enquanto a suspensão tem um bom equilíbrio entre conforto e esportividade, o motor 2.0 turbo de 238 cv se destaca pelo bom torque em baixa rotação. Segundo a Lexus, ele usa um novo sistema de controle variável de válvulas (alternando entre os ciclos Otto e Atkinson), que otimizou tanto a performance como o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Em nosso teste, ele cravou 8,3 segundos no 0 a 100 km/h e 8,5 km/l no consumo urbano.
O NX 200t será vendido em versão única, por R$ 216 300, com a opção do pacote F-Sport, por mais R$ 20 600 (segundo a Lexus, deve responder por mais de 60% do mix). Com ele, o comprador leva itens visuais (grade com trama em forma de colmeia e rodas exclusivas) e itens como head-up display, suspensão adaptativa e o modo de condução Sport+ (além das opções Eco, Normal e Sport), que enrijece a suspensão e torna sua condução muito mais divertida.
VEREDICTO
Performance e equipamentos estão dentro do padrão da categoria, mas ele vai interessar mais quem busca design arrojado e exclusividade.
★★★★