Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Iros Vintage 150

Simpática e saudosista, a motoneta tem bom preço e muito charme

Por Ismael Baubeta | Fotos: André Bortolotto
Atualizado em 9 nov 2016, 12h02 - Publicado em 6 set 2012, 11h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Iros Vintage 150

    A Iros Vintage 150 é, como o nome indica (“vintage” designa, em inglês, veículo clássico, de época), uma evocação do estilo das motonetas dos anos 60. Com formas arredondadas e linhas sinuosas, agrada aos saudosistas das Vespa e Lambretta.

    Publicidade

    Esta simpática chinesinha tem farol ovalado montado no guidão com os piscas dianteiros, formando uma peça única que faz conjunto com o painel. As informações são básicas: velocímetro e marcador de combustível, tudo simples, mas com visual agradável. Diferentemente das motonetas feitas todas de metal cuja memória ela resgata, na Iros é o plástico que dá forma a escudos, carenagens e para-lamas – o que é quase de praxe atualmente no segmento. O banco é revestido de tecido furadinho e para o garupa foi instalado um minúsculo encosto (sissy-bar), que ajuda a manter o corpo firme no lugar, proporcionando mais conforto e segurança, especialmente nas partidas. O scooter é um pouco curto para pilotos com mais de 1,70 metro. Os joelhos teimam em encostar na parte interna do escudo. Tal situação é agravada pelo banco, que faz o corpo posicionar-se bem à frente. Mesmo assim, a postura é bem neutra, sentada como de hábito, e a pilotagem é muito fácil.

    Publicidade

    O motor é monocilíndrico, refrigerado a ar, com duas válvulas e comando SOHC. Rende 9,5 cv a 7 500 rpm, propiciando boas arrancadas com o câmbio CVT, de correia com polia de diâmetro continuamente variável. Nas subidas mais íngremes, a Iros tende a mostrar certa indolência, perdendo velocidade e obrigando seu piloto a girar todo o punho do acelerador para manter o embalo.

    O velocímetro é bastante impreciso, passando a falsa impressão de um desempenho sensacional. Quando está marcando 120 km/h, por exemplo, o scooter está, na verdade, a 80 km/h, de acordo com os dados aferidos pelo nosso equipamento. Pelo menos será muito mais difícil tomar uma multa na pilotagem deste scooter.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    As suspensões são rígidas e transferem alguma vibração. O sistema de freio da Iros Vintage 150 é muito bom, tem ótima pegada e tato, garantindo frenagens rápidas e seguras, com progressividade no acionamento.

    VEREDICTO

    Publicidade

    Muito simpática,
a Iros tem preço conveniente e esbanja charme e graça, porém a rede de revendas ainda é tímida. Feita para quem privilegia estilo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.