Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Impressões: novo Mercedes-AMG A 45 S é um Classe A para brincar de drift

Amantes de alta performance e direção divertida, abram espaço na garagem: o carro perfeito para você chega em março do ano que vem

Por Péricles Malheiros, em Madri (Espanha)
Atualizado em 30 jul 2019, 19h04 - Publicado em 30 jul 2019, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • AMG A 45 S ano-modelo 2020: de malas prontas para o Brasil, chega em março do ano que vem (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O tratamento estético com para-lamas alargados, rodas grandes, suspensão rebaixada, vários apêndices aerodinâmicos e, claro, a pintura especial Sun Yellow, são de encher os olhos.

    Publicidade

    Mais do que um mero pacote visual, tais itens servem para valorizar estética e dinamicamente tudo o que a linha 2020 trouxe de novo para o Mercedes-Benz Classe A preparado pela AMG.

    Publicidade
    Enfim, a nova geração do Classe A recebeu a versão envenenada pela AMG, divisão esportiva da Mercedes com status de marca própria (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para sentir na prática o que a virada de ano-modelo significou, fomos até a Espanha, na apresentação oficial promovida pela Mercedes.

    A mistura não poderia ser melhor: AMG A 45 S (a versão mais apimentada da família) e a pista Jarama Race, circuito de San Sebastian de los Reyes, cidade vizinha a Madri.

    Publicidade
    Aerofólio é o item de maior destaque do kit aerodinâmico (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Apesar dos números próximos aos do antigo motor, segundo os engenheiros da marca, o da linha 2020 é completamente novo.

    A disposição no cofre continua a mesma, transversal, mas as diferenças são visíveis. Os coletores de escape e admissão estão em posição invertida.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Agora, com o sistema de escape (coletor, turbo, catalisador) junto à parede corta fogo, o conjunto atinge mais rapidamente a temperatura de trabalho, o que auxilia na obtenção de melhores resultados nos testes de emissão de poluentes.

    Quatro-cilindros 2.0 turbo rende 421 cv de potência máxima – específica é de 210,5 cv/litro. É ou não é um puro-sangue? (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas há muito mais para ser dito sobre este motor além dos seus dotes ecológicos. Para começar, seus 421 cv permitem a ele ostentar o título de motor quatro-cilindros mais potente do mundo a equipar um modelo de produção regular.

    Publicidade

    O nível de força também é colossal: são 51 mkgf de torque máximo.

    No visual, suspensão baixa, rodas grandes e bodykit agressivo (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Com tração nas quatro rodas para maior capacidade de contorno de curva e acelerações com aderência máxima, o A 45 S tem aceleração vigorosa, em apenas 3,9 segundos, de acordo com a Mercedes.

    Publicidade
    Rodas aro 19 são opcionais na Europa, mas deverão fazer parte do pacote Brasil (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Curiosamente, outra novidade do lançamento é justamente um recurso para neutralizar (total ou parcialmente) justamente o ultraeficiente sistema de tração.

    Continua após a publicidade

    No modo Drift, as rodas de trás passam a tolerar uma boa dose de destracionamento, permitindo dirigir com escorregamento controlado, como se o carro fosse um autêntico tração traseira.

    Para a fera respirar, a dianteira tem mais partes abertas do que fechadas (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A função Drift, aliás, é possível graças a um sistema multidisco – criado e patenteado pela própria Mercedes – incorporado em cada roda traseira.

    Quando a função está desabilitada, a tração é distribuída de modo a garantir o máximo coeficiente de tração. Se ativada, transfere até 80% da força para as rodas traseiras.

    Cabine exibe o mesmo painel duplo que estreou na nova geração do Classe A, do qual deriva o AMG A 45 S (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Empolgante, o A 45 S é um esportivo de reações imediatas. Não por acaso, pedais e volante tem acionamento um tanto carregado, ou seja, são um tanto duros para facilitar a dosagem por parte do piloto.

    Bancos são do tipo concha. Firmes e com bom suporte lateral. São como convém a um AMG, mas sem deixar de lado a sofisticação do ajuste elétrico e dos materiais e acabamento impecáveis – como convém a um Mercedes (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os bancos dianteiros são do tipo concha, com excelente suporte lateral e acabamento refinado.

    Continua após a publicidade

    Assim como a suspensão, estão perfeitamente sintonizados com a proposta do projeto como um todo: visual agressivo com comprometimento de parte do conforto em prol da esportividade.

    A marca ainda não fala sobre preço no Brasil, mas já assume o mês de lançamento. Será em março de 2020.

    O gerente de vendas de uma das concessionárias que mais vendem AMG no Brasil revela sua expectativa: “O preço deve ficar entre R$ 350.000 e R$ 380.000”.

    Ficha técnica – AMG A 45 S

    Teste – AMG A 45 S (dados de fábrica)

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 3,9 s
    Velocidade máxima : 270 km/h

    Consumo
    Urbano: 9,5 km/l
    Rodoviário: 13,9 km/l

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.