O tratamento estético com para-lamas alargados, rodas grandes, suspensão rebaixada, vários apêndices aerodinâmicos e, claro, a pintura especial Sun Yellow, são de encher os olhos.
Mais do que um mero pacote visual, tais itens servem para valorizar estética e dinamicamente tudo o que a linha 2020 trouxe de novo para o Mercedes-Benz Classe A preparado pela AMG.
Para sentir na prática o que a virada de ano-modelo significou, fomos até a Espanha, na apresentação oficial promovida pela Mercedes.
A mistura não poderia ser melhor: AMG A 45 S (a versão mais apimentada da família) e a pista Jarama Race, circuito de San Sebastian de los Reyes, cidade vizinha a Madri.
Apesar dos números próximos aos do antigo motor, segundo os engenheiros da marca, o da linha 2020 é completamente novo.
A disposição no cofre continua a mesma, transversal, mas as diferenças são visíveis. Os coletores de escape e admissão estão em posição invertida.
Agora, com o sistema de escape (coletor, turbo, catalisador) junto à parede corta fogo, o conjunto atinge mais rapidamente a temperatura de trabalho, o que auxilia na obtenção de melhores resultados nos testes de emissão de poluentes.
Mas há muito mais para ser dito sobre este motor além dos seus dotes ecológicos. Para começar, seus 421 cv permitem a ele ostentar o título de motor quatro-cilindros mais potente do mundo a equipar um modelo de produção regular.
O nível de força também é colossal: são 51 mkgf de torque máximo.
Com tração nas quatro rodas para maior capacidade de contorno de curva e acelerações com aderência máxima, o A 45 S tem aceleração vigorosa, em apenas 3,9 segundos, de acordo com a Mercedes.
Curiosamente, outra novidade do lançamento é justamente um recurso para neutralizar (total ou parcialmente) justamente o ultraeficiente sistema de tração.
No modo Drift, as rodas de trás passam a tolerar uma boa dose de destracionamento, permitindo dirigir com escorregamento controlado, como se o carro fosse um autêntico tração traseira.
A função Drift, aliás, é possível graças a um sistema multidisco – criado e patenteado pela própria Mercedes – incorporado em cada roda traseira.
Quando a função está desabilitada, a tração é distribuída de modo a garantir o máximo coeficiente de tração. Se ativada, transfere até 80% da força para as rodas traseiras.
Empolgante, o A 45 S é um esportivo de reações imediatas. Não por acaso, pedais e volante tem acionamento um tanto carregado, ou seja, são um tanto duros para facilitar a dosagem por parte do piloto.
Os bancos dianteiros são do tipo concha, com excelente suporte lateral e acabamento refinado.
Assim como a suspensão, estão perfeitamente sintonizados com a proposta do projeto como um todo: visual agressivo com comprometimento de parte do conforto em prol da esportividade.
A marca ainda não fala sobre preço no Brasil, mas já assume o mês de lançamento. Será em março de 2020.
O gerente de vendas de uma das concessionárias que mais vendem AMG no Brasil revela sua expectativa: “O preço deve ficar entre R$ 350.000 e R$ 380.000”.
Ficha técnica – AMG A 45 S
- Preço: R$ 350.000 (estimado)
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, quatro-cilindros em linha, 1.991 cm3, 16V, 421 cv a 6.750 rpm, 51 mkgf a 5.000 rpm
- Câmbio: automatizado, dupla embreagem banhada a óleo, 8 marchas, tração nas quatro rodas
- Suspensão: multilink (diant. e tras.)
- Freios: disco ventilado e perfurado com pinças de seis pistões (dianteira); disco ventilado e perfurado com pinças de um pistão (dianteira)
- Direção: elétrica, diâmetro de giro de 11,54 metros
- Pneus: 245/35 R 19 (dianteira e traseira)
- Dimensões: comprimento, 444,5 cm; largura, 185 cm; altura, 141,2 cm; entre–eixos, 272,9 cm; peso, 1.550 kg; tanque, 51 l; porta-malas, 370 litros
Teste – AMG A 45 S (dados de fábrica)
Aceleração
0 a 100 km/h: 3,9 s
Velocidade máxima : 270 km/h
Consumo
Urbano: 9,5 km/l
Rodoviário: 13,9 km/l