Saudade é uma palavra difícil de ser traduzida em outras línguas. Mas os coreanos da Hyundai descobriram a força deste sentimento há dois anos, quando o novo i30 chegou ao Brasil. De líder do segmento até 2011, o hatch não só foi desbancado pelos novos Ford Focus e VW Golf como viu a estreia de rivais mais prestigiados e hoje sequer figura entre os mais vendidos da categoria. Como voltar ao topo está fora de cogitação por enquanto, pelo menos a Caoa tenta correr atrás do prejuízo atualizando o visual do i30.
É verdade que as mudanças foram tão sutis a ponto de ser injusto chamá-lo de nova geração. Apenas a grade frontal foi trocada na linha 2016. Pelo menos a alteração deixou o i30 em sintonia com as últimas novidades da Hyundai. Se antes o hatch médio lembrava demais o HB20, agora ele se parece com o também recém-renovado ix35 – embora a semelhança com o popular fabricado em Piracicaba (SP) continue grande.
Por fora, ele ainda é sedutor, com linhas modernas e características dos modelos Hyundai. A dirigibilidade também agrada, com uma direção leve nas manobras e firme em velocidades elevadas, assim como a suspensão calibrada adequadamente para suportar as esburacadas ruas e estradas brasileiras, ficando no meio-termo entre conforto e esportividade.
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O interior, porém, poderia ter evoluído. Não é o mais velho da turma, mas algumas soluções estão ficando datadas, como a iluminação azul dos mostradores. Sobram plásticos duros pela cabine e várias peças de acabamento são compartilhadas com o HB20, uma falha grave para um hatch com pretensões de ser premium.
Inicialmente o i30 será oferecido em três versões, trazendo ar-condicionado, teto solar panorâmico elétrico, rodas de liga leve aro 17, piloto automático, sistema de três modos de condução (Normal, Comfort e Sport) e central multimídia com GPS e câmera de ré desde a versão de entrada – oferecida por R$ 85 990. A configuração topo de linha acrescenta bancos de couro, controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital bizona, sensor de chuva e airbags laterais e do tipo cortina, ao custo de salgados R$ 98 990.
Como fez no lançamento do ix35, a Caoa também começa as vendas oferecendo uma série de lançamento do i30, recheada com retrovisor eletrocrômico, bancos com regulagens elétricas, airbag para proteger os joelhos do motorista, faróis de xenônio com luzes diurnas de leds, aquecimento e resfriamento dos bancos dianteiros, freio de mão elétrico e destravamento das portas e partida do motor sem chave. Para levar uma destas 40 unidades será preciso pagar ainda mais: R$ 105 990.
O motor 1.8 MPI de 150 cv a 6 500 rpm e torque máximo de 18,2 mkgf é esperto, embora não tenha a mesma agilidade de Golf e Focus. A dupla, aliás, é o maior pesadelo do i30, já que tanto Golf Highline (R$ 91 690) quanto Focus Titanium Powershift (R$ 86 900) superam o modelo sul-coreano em desempenho, possuem acabamento superior e trazem o mesmo conteúdo custando menos. Assim fica difícil para a Hyundai.
VEREDICTO
Embora não seja o mais moderno nem o mais veloz, o i30 está entre os melhores hatches médios do mercado, mas seria mais atraente se custasse menos.
ACELERAÇÃO | |
---|---|
de 0 a 100 km/h | 11,5 s |
de 0 a 1000 m | 32,7 s – 161,9 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA | n/d |
RETOMADA | |
de 40 a 80 km/h | 5,1 s |
de 60 a 100 km/h | 6,6 s |
de 80 a 120 km/h | 8,1 s |
FRENAGENS | |
60/80/120 km/h a 0 | 15,6/28,2/68,2 m |
CONSUMO | |
urbano | 9,4 km/l |
rodoviário | 11,3 km/l |
Motor | diant., transv., quatro cilindros, 16V |
---|---|
Cilindrada | 1.797 cm³ |
Potência | 150 cv a 6.500 rpm |
Torque | 18,2 mkgf a 4.700 rpm |
Câmbio | automático, seis marchas, tração dianteira |
Dimensões | 430 cm (comprimento); 149,5 cm (altura); 178 cm (largura); 265 cm (entre-eixos) |
Peso | 1.250 kg |
Tanque | 53 l |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | eixo de torção |
Freios | discos ventilados (diant.); discos sólidos (tras.) |
Direção | pinhão e cremalheira, eletro-hidráulica |
Pneus | liga leve, 225/45 R17 |
Equipamentos | ar digital bizona, sensor de chuva, airbags laterais e de cortina |
Preço | R$ 98 990 |