Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai HB20 1.0 é versão de entrada completa que faz mais de 17 km/l

A versão intermediária Comfort é bem equipada e deve atrapalhar a vida dos rivais por agora ter um visual mais atraente e moderno

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 out 2022, 15h48 - Publicado em 27 set 2022, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Mesmo trafegando em uma faixa de preços mais elevada e longe de serem populares, os hatches compactos ainda são considerados os carros de entrada do país. E é por isso que as versões mais baratas são as que têm maior participação nas vendas destes modelos – regra que vale também para o Hyundai HB20, recém-renovado na linha 2023. 

    Publicidade

    QUATRO RODAS já testou a versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo automática e agora levamos pra nossa pista uma opção mais barata, a Comfort, que traz o conhecido motor 1.0 aspirado de até 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Ela parte de R$ 80.490 e deverá responder por uma parcela significativa das vendas, isso graças ao seu conteúdo.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É o mesmo conjunto mecânico que equipa a versão de entrada Sense, que não dispõe de itens como a central multimídia de oito polegadas com Apple Car Play e Android Auto e os retrovisores elétricos do Comfort. A linha do HB20 apresenta três versões de entrada equipadas com o propulsor aspirado: além da Sense e da Comfort, a Limited é a mais cara com esse conjunto mecânico. 

    Publicidade

    Essa versão, além da multimídia, oferece alarme, chave com telecomando canivete, retrovisores elétricos e todos os itens já disponíveis na opção de entrada (Sense), como controle de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa e até piloto automático, que não está presente em rivais como Chevrolet Onix, Peugeot 208 e do recém-lançado Citroën C3

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O 208 1.0 na versão Style, que custa R$ 82.990, leva vantagem por oferecer teto solar panorâmico, rodas de liga leve e faróis full led (item exclusivo do Peugeot no segmento). E ele e o Citroën C3 ainda dispõem de multimídia com tela de 10 polegadas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Como anda o HB20 1.0?

    A boa fama envolvendo a robustez mecânica é um dos destaques do HB20. Não por menos, o conjunto mecânico da versão aqui apresentada está presente no modelo desde o seu lançamento, há dez anos. De fato, é um conjunto que ainda rende elogios.

    O câmbio tem engates precisos e curtos, agradável para condução urbana. O atributo de ter marchas “curtas” permite até uma tocada voltada para a esportividade – embora este não seja, nem de perto, o propósito dos 80 cv do hatch.

    Publicidade

    O propulsor Kappa 1.0 não é o mais potente da categoria entre os aspirados, mas também não está entre os que menos rendem. O Onix alcança 82 cv quando abastecido com etanol,  2 cv a mais que o HB20. Já C3, 208 e Argo equipados com o motor firefly, oferecem até 75 cv. 

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, essa diferença de potência não ajudou o HB20 1.0 a ter um desempenho superior em nossos testes, feitos com gasolina. Sua aceleração de 0 a 100 km/h foi realizada em lentos 14,7 segundos. Enquanto isso, o 208 cumpriu a prova em 14,3 segundos e, o Onix, em 13,2 segundos. 

    Publicidade

    Porém, além de diferenças pequenas, é preciso destacar que o desempenho não é um fator decisivo no momento da compra neste segmento, mas o consumo de combustível, sim. 

    E nesse quesito o compacto da Hyundai está muito bem cotado: ele fez médias de consumo de 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Isso o torna um dos hatches mais econômicos do país, perdendo por pouco para o rival Chevrolet Onix, que fez 13,9/17,6 (urbano/rodoviário) em nossas medições.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Além disso, mais uma curiosidade: o motor aspirado é mais econômico que o 1.0 turbo que também equipa o HB20 em suas versões mais caras. O turbinado, em nossos testes, teve as médias de consumo de respectivamente 13,2/15,1 km/l, na cidade e estrada. 

    No dia-a-dia o motor aspirado tem bom fôlego e cumpre bem os requisitos, e ainda traz a vantagem de ser um pouco menos ruidoso em relação ao propulsor turbo, principalmente em ponto morto. Medimos 35,8 decibéis em ponto morto para o aspirado, enquanto o turbo emite 37 decibéis. E esse silêncio ajuda no conforto a bordo. 

    Bem mais notável é a leveza da direção, que casa com a proposta de um veículo prático e dócil. Os pedais completam a experiência com comandos sem esforço e com uma sensibilidade apurada.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O HB20 1.0 chegou a ganhar a categoria até R$ 75.000 do Melhor Compra 2022 e o custo das revisões até 60.000 km foi um fator decisivo. O valor total do pacote é de R$ 3.470, enquanto os outros dois rivais “menores” cobram mais. O Mobi tem custo de R$ 5.080 e, o Kwid, de R$ 3.728. 

    Vantagens como bom conteúdo, motor confiável e econômico, e baixo custo de manutenção, aliadas com um design moderno e mais atraente, tornam o HB20 1.0 2023 um concorrente forte e difícil de ser superado. E isso explica o fato de atualmente ser o carro mais vendido do Brasil.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Teste – Hyundai HB20 1.0 Comfort 2023

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 14,7 s
    0 a 1.000 m: 36,08 – 145,23 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h: 8,3 s
    D 60 a 100 km/h: 12,8 s
    D 80 a 120 km/h: 21,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,6/55,2 m
    Consumo
    Urbano: 13,5 km/l
    Rodoviário: 17,4 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 35,8/66,8 dBA
    80/120 km/h: 64,9/69,4 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: 3.250 rpm
    Volante: 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico: R$ 80.490
    Garantia: 5 anos

    Continua após a publicidade

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 66%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas

    Ficha Técnica – Hyundai HB20 Comfort 1.0 2023

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 998 cm3; 12V,  80/75 cv a 6.000 rpm, 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 175/70 R14
    Peso: 993 kg
    Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.