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Hyundai Creta 2025 com 1.6 turbo de 193 cv é mais rápido que Pulse Abarth

Testamos a versão topo de linha Ultimate, que beira os R$ 190.000 e troca o velho 2.0 pelo motor 1.6 turbo do Tucson com ainda mais potência

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 nov 2024, 10h13 - Publicado em 11 nov 2024, 07h00
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  • Quando foi lançada no Brasil, em 2021, a segunda geração do Hyundai Creta causou espanto – não apenas polêmica. É que, embora beleza seja subjetivo, o SUV rompeu com todos os padrões do segmento com seus faróis e lanternas seccionados, e a grade em formato irregular. O efeito, porém, foi o inverso do que se esperou: as vendas aumentaram.

    De janeiro a agosto de 2024, o Creta foi o carro mais vendido do Brasil no varejo, segundo a Fenabrave. Considerando as vendas de varejo e diretas, ele é (por pouco) o segundo SUV mais vendido, atrás do VW T-Cross.

    Mas a partir de agora, são grandes as chances de que ele assuma de vez a liderança do segmento no mercado geral. De cara nova, o Hyundai Creta 2025 aposta em desenho mais seguro, mas ainda com diferenciais, e ganha novos equipamentos. Mais do que isso, tem um inédito motor 1.6 turbo na versão Ultimate, que custa R$ 189.990 a partir de agora.

    Preços do Hyundai Creta 2025:

    Confira os equipamentos e o visual de todas as versões do Creta 2025

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Lanternas retilíneas vão de um lado a outro; luz de ré está no para-choque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo Hyundai Creta 2025 estreia em cinco versões: Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate. As quatro primeiras têm motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. A última estreia o novo motor 1.6 turbo (a gasolina) de 193 cv e 27,5 kgfm, e o título de SUV compacto mais potente do Brasil. Pelas novidades, esta foi a única configuração do modelo disponível para conhecermos até o momento.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Laterais intocadas revelam que a reestilização não é uma nova geração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo Creta deixa no passado o visual cheio de vincos, com formas irregulares e os polêmicos faróis e lanternas “espalhados”. Agora, ele aposta em formatos mais retos e horizontais para tentar parecer mais conservador. Na prática, ainda tem personalidade, embora tenha ficado com aspecto mais simples do que o antigo.

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    Hyundai Creta 2025 com 1.6 turbo de 193 cv é mais rápido que Pulse Abarth
    Hyundai Creta Ultimate 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na dianteira, a iluminação diurna em led fica próxima ao capô em peças que lembram aspas e são ligadas por uma barra no topo da grade. Entre os DRL estão as setas, também em led, com acendimento dinâmico. Os faróis principais, também em led, ficam no para-choque, que dispensa faróis de neblina. Grades e apliques inferiores são sempre na temática quadrada e variam acabamentos entre preto brilhante e prata.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    O visual impressiona, mas, no acabamento, há problemas de qualidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O mesmo vale para as lanternas, com “aspas” nas extremidades e uma barra iluminada que corta a tampa do porta-malas – por isso, a luz de ré foi parar no para-choque. Tudo em led. Nas laterais, que seguem intocadas, o Creta deixa claro que é uma reestilização, embora a Hyundai o trate como uma nova geração. Só o que muda é o desenho das rodas, com 18 polegadas na versão Ultimate.

    Hyundai Creta Ultimate 2025
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Também há novidades no interior, boas e ruins. O painel tem novo formato, com destaque para o conjunto de telas no topo, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, cada uma com 10,25”. No caso da multimídia, há Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas com conexão via cabo. Só as versões mais baratas, com tela menor, têm conectividade sem fio. Vai entender…

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    Hyundai Creta Ultimate 2025
    Ajuste de altura é manual mesmo quando o banco é elétrico e trilho do banco fica exposto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Há carregador de celulares por indução (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ainda entre os equipamentos, há carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e câmera 360°. Ele também tem, de série, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de pontos cegos, assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e assistente de permanência e centralização de faixa.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Agora as versões mais caras do Creta têm ar bizona (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Saídas de ar traseiras (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A linha 2025 do Creta estreia ainda ar-condicionado de duas zonas (antes, era apenas uma), retrovisor eletrocrômico e banco do motorista com ajustes elétricos – mas apenas para profundidade e encosto, na altura o ajuste é por alavanca.

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    Mas, como dito anteriormente, há pontos não tão bons. O acabamento do Creta parece ter piorado ligeiramente, com alguns problemas de encaixes (como nas junções de peças à direita e acima das telas) e materiais de aparência não tão boa. Mas ainda se sobressai frente a alguns rivais.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Porta-malas leva 433 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O espaço interno segue como um dos trunfos do Creta. Ocupantes traseiros viajam sem aperto e um terceiro passageiro central pode se encaixar, já que o túnel central não é tão alto e permite certa acomodação. O porta-malas cresceu 11 litros em relação ao modelo anterior e, agora, tem 433 litros – boa capacidade.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Versão Ultimate tem acabamento claro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Junto ao design, a motorização do novo Creta está entre seus maiores destaques. Além de estrear o motor 1.6 turbo de 193 cv e 27 kgfm , ele também ganha um novo câmbio de dupla embreagem (secas) com sete marchas.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Há bom espaço, na traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo conjunto dá agilidade ao Creta, com boas acelerações e trocas de marcha rápidas (embora seja possível sentí-las além do normal em um dupla embreagem). O motor, por sua vez, é ruidoso, mas quase sem vibrações.

    Hyundai Creta Ultimate 1.6 2025 desempenho e consumo
    Teto solar vem de série, na versão topo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nos nossos testes, o SUV foi de 0 a 100 km/h em rápidos 7,6 segundos – mais rápido que um Pulse Abarth (que cumpre a mesma prova em 8,2 s). No consumo ele obteve as médias de 12 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

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    Teste de desempenho e consumo – Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo

    Hyundai Creta Ultimate 2025
    Hyundai Creta Ultimate 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo Creta continua com foco em conforto na suspensão e na direção, ambas macias e sem nenhuma pretensão esportiva. Não acompanha o desempenho do SUV, mas é um comportamento ideal para rodagens urbanas, embora tenha boa estabilidade, mesmo em velocidades mais elevadas.

    O Creta não apenas evoluiu onde precisava, mas foi além, com o ganho de relevantes itens e o novo motor para complementar o pacote. E não apenas: os preços se mantiveram interessantes frente aos concorrentes.

    Veredicto

    O Creta evoluiu onde precisava e manteve seus melhores atributos, mas ficou ainda mais perto dos SUVs médios em preços.

    Ficha técnica – Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo

    Motor: gasolina, dianteiro, long., 4 cil., 16V, turbo, 1.598 cm³, 193 cv a 6.000 rpm, 27 kgfm a 1.700 rpm
    Câmbio: dupla embreagem., 7 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: ind. McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
    Pneus: 215/55 R18
    Peso: 1.355 kg
    Dimensões: comprimento, 433 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; vão livre do solo, 19 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 l

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