Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Ford Ka+ 1.0

O modelo com o novo motor 1.0 três cilindros estreia sendo o mais potente e um dos mais econômicos da categoria

Por Isadora Carvalho
10 jan 2015, 14h54
testes

A Ford levou seu 1.0 de três cilindros para o Ka+, versão sedã do modelo de entrada da empresa. É o mesmo motor oferecido no hatch, e também o mais forte do segmento, com 85/80 cv. O Chevrolet Classic, líder de vendas na categoria de sedãs 1.0, desenvolve 78 cv, seguido pelo Prisma (80 cv), Voyage (76 cv) e Logan (77 cv). “O desafio foi oferecer um produto que entregasse peso/potência suficiente para transportar uma família”, explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.

Na pista, o sedã foi de 0 a 100 km/h em 16 segundos. O motor, que conta com comandos duplos variáveis, também está entre os mais econômicos: fez 12,5 km/l na cidade e 17,9 na estrada. A versão hatch marcou 11,4 km/l em ciclo urbano e 15,6 no rodoviário. Segundo a marca, a adoção de pneus verdes e direção elétrica favoreceram o consumo comedido de combustível.

Os motores três-cilindros costumam ter maior incidência de vibrações na cabine, porém, no caso do Ka+ 1.0, não houve trepidação excessiva, a ponto de causar desconforto aos ocupantes.

Avaliamos a versão de entrada, SE, que parte de R$ 37 890 e vem equipada de série com ar-condicionado, vidros elétricos na frente, travas automáticas e sistema de som My Connection, dotado de entrada USB e Bluetooth.

Continua após a publicidade

Já a configuração intermediária (SE Plus) conta com vidros traseiros elétricos e multimídia Sync, com tela digital, comandos de voz e volante multifuncional. Merece destaque o assistente de segurança capaz de acionar o Samu em caso de emergência. O preço inicial é de R$ 39 990.

A versão mais cara (SEL) inclui computador de bordo, rodas de liga, assistência de partida em rampas e controle de tração e estabilidade. Mas o pacote topo de linha custa R$ 42 490. Esse preço é apenas R$ 400 mais barato que o Ka+ SE 1.5 – que tem 25 cv a mais.

O mercado de compactos é o segundo maior do país, com 18% das vendas totais de veículos. A Ford aposta no estreante Ka+ 1.0 para ser um dos líderes dessa categoria e espera que o novato se torne o sedã compacto mais vendido na história da marca.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Econômico, o Ka+ 1.0 tem boa dirigibilidade e desempenho satisfatório. Com preços a partir de R$ 37 890, o modelo é um dos mais baratos da categoria.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.