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Ford Focus Fastback

Versão três volumes ganha novo nome e campanha publicitária solo pela primeira vez

Por Marcio Ishikawa /fotos: Marco de Bari
Atualizado em 20 nov 2022, 18h58 - Publicado em 21 jul 2015, 20h27
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  • A versão três volumes do Focus acaba de ganhar as modificações visuais apresentadas em junho no hatchback. E sua principal novidade não está no visual nem na mecânica, mas sim em seu nome: ele passa a ser chamado de Focus Fastback, evocando a mais famosa versão do Mustang, maior ícone esportivo da Ford. Mas não se engane com o sugestivo e pomposo nome – ele é o mesmo Focus Sedan apresentado em 2013 que ganha as atualizações da reestilização.

    No visual, a principal mudança está na dianteira, incorporando a nova grade ao estilo Aston Martin, como no hatch. Na traseira, as mudanças são bem mais sutis, com nova disposição de luzes nas lanternas e uma sutil mudança na tampa do porta-malas na área ao redor da placa. Fora isso, ele mantém o design interessante, com carroceria repleta de vincos marcantes no capô e nas laterais, além da charmosa caída suave do teto em direção à traseira.

    Essa última característica, aliás, foi a deixa para a adoção do nome Fastback. A intenção é, obviamente, associar a imagem do carro com esportividade e atingir um público-alvo mais específico do segmento dos sedãs médios. A Ford chegou a conclusão que é perda de tempo ir atrás do consumidor clássico de Toyota Corolla e Honda Civic, mais conservador, e quer, “atrair um consumidor que seja entusiasta de automóveis, deseje uma pegada e design esportivos, além de tecnologia embarcada”, nas palavras do gerente de marketing Oswaldo Ramos.

    Além disso, a Ford parece ter se tocado de uma antiga falha na versão sedã: o baixo investimento em marketing. “Sabemos que temos um produto adequado para essa proposta, tanto em design como em mecânica”, diz Ramos. “Mas também sabemos que é preciso comunicar isso adequadamente ao consumidor”. A versão três volumes terá uma campanha publicitária exclusiva e milionária, estrelada por um ator de Hollywood, além de várias ações envolvendo três pilotas e promoções que levarão potenciais clientes para dirigir o carro em cenários mundialmente conhecidos, sob o mote: “Um carro que exige um test-drive maior que uma voltinha no quarteirão.”

    Ao volante – O conjunto mecânico do Fastback não sofreu alterações e manteve o motor 2.0 bicombustível de injeção direta, com 178/175 cavalos (etanol/gasolina) de potência e 22,5/21,5 mkgf de torque máximo a 4 500 rpm – com 88% já disponíveis a partir de 2750 rpm, o que lhe garante um bom fôlego nas acelerações e retomadas, com pronta resposta ao acelerador. O câmbio automatizado de dupla embreagem também colabora, oferecendo trocas rápidas, realizadas em apenas 2 décimos de segundo, mas de forma suave.

    A suspensão é bem ajustada, com um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. As irregularidades do solo são bem absorvidas, sem chacoalhar os passageiros, mas por outro lado o motorista não fica alheio ao que se passa debaixo dos pneus. A suspensão traseira multilink oferece uma ótima dirigibilidade e, junto com a direção elétrica com respostas diretas, agrada a quem gosta de uma tocada esportiva. No fim das contas, a conclusão é que a campanha segue por um rumo certo, embora tenha demorado um par de anos.

    A Ford também admite que não concorre pelo consumidor que procura prioritariamente por espaço. O porta-malas carrega 421 litros, abaixo da concorrencia (Civic, o pior do restante, leva 449 l, enquanto o Sentra carrega 503 l). No banco traseiro, eu que tenho 1,69 metro não tive do que reclamar, mas quem tem mais de 1,80 não deve se sentir muito confortável. Ramos é direto nesse ponto. “Nosso carro realmente não prioriza essa questão de espaço”, avalia. “Se o consumidor tem como prioridade o espaço, seja para os passageiros ou para bagagem, creio que ele deve procurar um carro da concorrência.”

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    Há ainda alguns pecados na construção, repetindo alguns problemas que constatamos na avaliação do modelo lançado em 2013 – a unidade avaliada apresentava irregularidades nos vãos entre o capô e os paralamas. Por outro lado, o Focus detém avaliação de cinco estrelas no Latin NCAP, contando com aços de ultra-resistência em sua construção. E, segundo a Ford, no projeto de reestilização ela tratou de melhorar o nível de ruído, com carpetes e forração interna de melhor absorção acústica e a adoção de isoladores de ruído nas caixas de rodas dianteiras e nos retrovisores externos.

    Bolso – Além da campanha publicitária, a Ford segue a política agressiva de preços adotada no lançamento do hatch. O Focus já trazia um pacote mais generoso em relação aos concorrentes e, agora, a antiga versão de entrada “S” foi descontinuada e, pelo mesmo preço, e seu posto é ocupado pela SE, sem a perda de equipamentos (veja preços e conteúdo das versões abaixo), enquanto a versão Titanium sofreu redução de 3 mil reais. Além disso, a Ford oferece, para os dois mil primeiros compradores do Focus Fastback, independente da versão, revisão a custo zero nas quatro primeiras revisões, até a de 30 mil quilômetros ou 36 meses. A marca não revelou a tabela de revisões do Fastback, mas tomando por base a da versão hatch, isso equivale a um bônus de 1820 reais.

    Ford Focus Fastback SE – R$ 77 900,00

    – controle eletrônico de tração e estabilidade

    – assistente de partida em rampa

    – controle de torque em curvas

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    – sistema de estabilidade preventivo

    – sistema de monitoramento da pressão dos pneus

    – freios a disco nas 4 rodas

    – sensor crepuscular e de chuva

    – retrovisor interno eletrocrômico

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    – LCD colorida de 4,2″

    Ford Focus Fastback SE Plus – R$ 79 900,00

    Além do conteúdo da SE, acrescenta:

    – airbags laterais

    – bancos revestidos em couro

    – sensor de estacionamento traseiro

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    – ar-digital bizona

    – piloto automático

    – limitador de velocidade

    – trocas de marcha no volante

    Ford Focus Fastback Titanium – R$ 87 900,00

    Além do conteúdo da SE Plus, acresenta:

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    – airbags de cortina

    – sistema multimídia com tela de 8″

    – painel de instrumentos com tela LCD de 4,2″

    – sistema de com Sony com 9 alto-falantes

    – abertura de portas e partida sem chave

    Ford Focus Fastback Titanium Plus – R$ 96 900,00

    Além do conteúdo da Titanium, acrescenta:

    – assistente de frenagem autônomo

    – faróis bi-xenon adaptativos

    – sistema de estacionamento automático

    – sensor de estacionamento dianteiro

    – retrovisores externos com rebatimento elétrico

    – ajustes elétricos do banco do motorista

    – teto solar elétrico

    Veredicto – Ele mudou de nome, mas com a mecânica inalterada, é o mesmo Focus Sedan de antes. A redução de preço o deixou mais atraente.

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