Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fim do mistério?

Fim do mistério?

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 10h08 - Publicado em 23 ago 2011, 20h35

Fim do mistério

Por Péricles Malheiros

8472 km

Na edição passada, contamos a peregrinação do J3 por concessionárias JAC. Foram quatro visitas a duas autorizadas de São Paulo, a JAC Brás Leme e a JAC Nações Unidas. Todas em vão: nenhuma delas conseguiu encontrar a razão para as repetidas queimas de fusível dos vidros elétricos. Tentamos até uma oficina autoelétrica independente, a São José, mas o diagnóstico foi desanimador: “Fiz uma análise visual e suspeitei apenas do conector do chicote do vidro elétrico da porta traseira direita, que parecia avariado”, disse o técnico Rubens Umekita. Bem observado: esse componente havia sido apontado como a causa do problema também pela JAC Nações Unidas, o que explicava os sinais de violação.

Sem saída, procuramos uma terceira concessionária, a JAC Alphaville, em Barueri, cidade vizinha de São Paulo. O trauma após tantas idas e vindas atrás de uma solução ainda não nos permite comemorar, mas, 15 dias depois de sair da concessionária, o defeito parecia solucionado. “Depois de detectar o problema, rodamos em diversas condições. Passamos por buracos, torcemos a carroceria em valetas e lombadas e acionamos outros equipamentos e nada de o fusível queimar”, disse o consultor técnico da JAC Alphaville. “Mas qual era o problema?”, perguntamos. “O conector do chicote do vidro elétrico da porta traseira direita. Aliás, deu para ver que a peça já foi mexida”, respondeu. Ou seja, se esse for de fato o defeito, a JAC Nações Unidas errou ainda mais feio, pois tentou reparar uma peça que deveria ter sido trocada.

Continua após a publicidade

De volta à normalidade, o hatch rodou 31,2% de sua quilometragem em trechos urbanos, o menor percentual desde a estreia no Longa Duração, em maio de 2011. E arrancou elogios de quem o pilotou na estrada: “Além de confortável, ele se mostrou seguro na chuva. As palhetas tipo flat-blade são eficientes mesmo sob chuva intensa”, disse o fotógrafo Silvio Gioia.

Principais ocorrências:

8003 km: substituição do chicote do vidro elétrico da porta traseira direita

Consumo:

No mês (31,2% na cidade): Gasolina – 12,5 km/l

Desde maio/11 (39,6% na cidade): Gasolina – 11,3 km/l

Fim do mistério?
Palhetas flat-blade são mais eficientes que as convencionais. Mas são caras: 118 reais o par (esq.); Ao desligar a ignição, o rádio volta a tocar as músicas do início da lista salva no pendrive (dir.).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.