Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Encontro casual

Por Redação 2 dez 2013, 12h27

Por Péricles Malheiros

30 311 km

Pouco antes de o hodômetro indicar 30 000 km, o Etios foi atingido de leve na lateral traseira esquerda. “Na hora, senti apenas o esbarrão. Só depois que parei, desci e conversei com a motorista do outro carro [um Ka], entendi que ela mudou de faixa quando eu ainda passava com o Etios. Ela assumiu a culpa imediatamente”, conta o estagiário André Paixão, que conduzia o Etios. Sem perder tempo, paramos o Etios na Tsusho Saúde, em São Paulo. O plano era o seguinte: o carro passaria pela revisão e, ao mesmo tempo, aguardaria o inspetor da seguradora. A revisão foi feita de um dia para o outro, mas ficamos outros 11 dias sem o carro – sete à espera da vistoria e quatro na funilaria.

“Não fazemos esse tipo de conserto aqui. Seu carro vai de plataforma para a Tsusho de São Caetano do Sul”, disse a consultora da Tsusho Saúde. Com tudo resolvido, nosso repórter visual Eduardo Campilongo fez a retirada do carro: “Olhei a carroceria com atenção, principalmente o lado esquerdo, e não vi nada de errado. Fiquei surpreso quando a própria consultora técnica começou a se desculpar por um pequeno risco na caixa lateral, junto ao assoalho. Se ela não avisasse, não teria visto”. O dano, segundo a Tsusho, ocorreu no guincho que transportou o Etios entre São Caetano do Sul e São Paulo. “Quando quiser, deixe o carro aqui e a gente faz um retoque. Nem precisa agendar”, disse a técnica, constrangida. Sobre o reparo, foi feita a recuperação e posterior pintura da peça original, como antecipou o Cesvi na visita que fizemos a eles no dia seguinte à batida.

Fora da concessionária, providenciamos uma verificação dos serviços prestados na oficina Fukuda Motorcenter. “Trocaram os filtros de óleo e combustível e fizeram bem ao sugerir a troca do filtro de cabine, que já estava saturado”, diz o nosso consultor Fabio Fukuda. A conta ficou em 450 reais (260 da revisão em si mais o filtro e 190 dos serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio).

Consumo

No mês (45,4% na cidade) – Etanol 9,5 km/l
Desde dez/12 (49,6% na cidade) – Etanol 9,5 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

14 839 km sintonia do rádio muda sozinha mesmo com alta intensidade do sinal

Diário

649_longaetios_02

 

Etios visita Itu, a 100 km da capital paulista | Aos 30 000 km, revisão e reparo de funilaria

Continua após a publicidade

Publicidade