Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Comparativo: Argo e Polo Track revivem a velha rivalidade entre Fiat e VW

Polo Track e Argo Drive revivem a velha rivalidade entre Fiat e Volkswagen, mas hoje as exigências e os clientes são outros

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 Maio 2023, 05h00

Dez anos atrás, o ranking de carros mais vendidos do Brasil deixava evidente a rivalidade entre Volkswagen e Fiat. Enquanto o Gol era líder, a Fiat ocupava as posições seguintes com Palio e Uno. Seus sucessores ainda sustentam essa disputa, mas o contexto é outro.

O Volkswagen Polo Track estreia justamente para substituir o Gol. A única versão do Polo feita em Taubaté (SP), na fábrica que produzia Gol e Voyage até dezembro, é a mais básica. Isso ajuda a entender seu alinhamento com o já veterano Fiat Argo Drive, herdeiro direto do Palio e do Uno – este custava o mesmo que um Argo quando saiu de linha, em 2021.

Traseira acompanha o visual da família
Traseira acompanha o visual da família (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hoje o patamar de preços é outro e as exigências mudaram. O Polo Track parte dos R$ 80.580, mas inclui o pacote com rádio, volante multifuncional e duas portas USB-C, único opcional (R$ 910), totalizando R$ 81.490. O Argo Drive 1.0 começa em R$ 81.990, mas não faz sentido controles de tração e estabilidade (só R$ 490) serem cobrados à parte, deixando a fatura em R$ 82.480. São carros 1.0 com câmbio manual, vale reforçar.

O preço alto afastou o consumidor que ou busca usados ou prefere inteirar o valor das versões mais completas. Os principais compradores dos dois são as locadoras, o que não justifica, mas explica suas limitações.

Traseira do Argo não passa por mudanças desde 2017
Traseira do Argo não passa por mudanças desde 2017 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Polo Track tem quatro airbags e os controles de estabilidade e tração de série. O Argo Drive só tem dois airbags e usa como distração a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay de série e um pacote opcional que inclui, quem diria, ar digital e chave presencial junto com sensor de estacionamento, faróis de neblina, retrovisores e vidros traseiros elétricos por R$ 2.990. O Polo só teria todos esses se fosse a versão Highline 1.0 turbo AT, de R$ 111.990.

Faróis, grade e para-choque são exclusivos da versão básica do Polo
Faróis, grade e para-choque são exclusivos da versão básica do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Fiat Argo Drive se preocupa em não parecer um carro ordinário. Maçanetas e capas dos retrovisores têm pintura, apliques prateados valorizam detalhes do painel, a direção tem ajuste de altura, o computador de bordo é mais completo e monitora a pressão dos pneus. O Polo, por sua vez, não se incomoda. Ainda tem iluminação no porta-luvas e no porta-malas, raridade nos 1.0. Falta, porém, cuidado com a montagem e sobra a sensação de fragilidade em peças como as maçanetas internas.

Continua após a publicidade
Fiat ARgo
Para-choque e grade são novos, mas ainda é o Argo que conhecemos desde 2017 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem te viu, quem te vê 

Em outros tempos, a missão do Polo Track seria cumprida por uma versão com o visual antigo do hatch. Mas a Volks se preocupou em dar uma personalidade própria, ainda que o para-choque inédito com tomada de ar em peça única e a grade exclusiva sem nenhum acabamento sejam claramente pensados para custarem menos. Os faróis também são diferentes, com lâmpadas convencionais até nas luzes diurnas.

As calotas pretas desviam a atenção das rodas de quatro furos (outros Polo têm cinco) e deixam as maçanetas e os retrovisores integrados ao estilo do carro, assim como os relevos na base do para-choque de trás. A traseira do Polo Track tem as mesmas lanternas e para-choque das versões mais caras, mas no meio da tampa só o adesivo “Track”, nada de “Polo”.

Polo Track
Novo quadro de instrumentos abre mão do marcador de temperatura e o indicador de combustível vai para a telinha. Volante é novo, mas só é multifuncional se o carro tiver rádio e não há ajuste de altura na coluna. Track não tem central multimídia nem mesmo como opcional (FErnando Pires/Quatro Rodas)

Na cabine, o painel do Track tem faixa com textura diferente, que se estende às maçanetas das portas, que, por sua vez, têm uma área cinza-claro. Nada disso se repete nas portas traseiras, que parecem de outro carro. Encostos de cabeça são costurados, um corte de custos que, assim como a falta de ajuste para o cinto do carona, está em todas as versões do Polo.

Novo volante estreou na linha 2023 e tem ajuste de altura e botões do som de série. Central Uconnect tem Android Auto e CarPlay, mas com fio. Computador de bordo é mais completo, com indicador de temperatura e monitor de pressão dos pneus. Som tem tweeters
Novo volante estreou na linha 2023 e tem ajuste de altura e botões do som de série. Central Uconnect tem Android Auto e CarPlay, mas com fio. Computador de bordo é mais completo, com indicador de temperatura e monitor de pressão dos pneus. Som tem tweeters (FErnando Pires/Quatro Rodas)

O auge do esforço dos “contadores de feijão”, a turma que corta os custos onde dá, é a falta de tweeters das colunas dianteiras. O detalhe é que os alto-falantes das portas (que integram o pacote opcional) não são coaxiais, e sim os mesmos de qualquer outro Polo, portanto só reproduzem frequências médias e baixas. O resultado é um som péssimo, abafado e sem definição, como rádios AM – que o rádio não capta, se antecipando ao desligamento no final de 2023.

Espaço interno do Polo Track
Espaço interno do Polo Track (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A sorte do Volkswagen Polo Track é que não puderam mexer tanto em seu chassi para economizar. Por mais simples que seja, continua com dinâmica irretocável, sua suspensão filtra muito bem até relevos que fariam a carroceria oscilar, a direção é precisa e o isolamento acústico é ótimo: filtra bem desde o motor até a água da chuva no teto e nas caixas de roda.

Continua após a publicidade

O Fiat Argo não transmite a mesma solidez e sua suspensão não filtra tão bem as imperfeições das vias. Você sacoleja mais. A direção elétrica anestesiada e a rolagem da carroceria reforçam a desvantagem.

Argo
Espaço interno do Fiat Argo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A vibração e o ruído do motor 1.0 de três cilindros também são muito mais presentes na cabine do Fiat. Mas o 1.0 6V Firefly tem seus méritos. Com 75 cv e 10,7 kgfm, deixa o Argo ágil o suficiente na cidade, graças ao torque bem presente desde rotações baixas, e ao câmbio com segunda e terceira marchas mais curtas.

Faróis não têm luzes diurnas e nem mesmo as lanternas traseiras têm ledsIsso também trouxe benefícios nos testes de retomada, muito mais rápidas que as do Polo (veja tabela ao lado). Ainda assim, a aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida em 16,1 s, apenas 0,1 s mais rápido que o VW. Por outro lado, não é tão econômico: fez 12,5 km/l em regime urbano e 14,9 km/l no rodoviário.

Polo Track
Sem multimídia, Polo tem um rádio com Bluetooth e uma pequena tela monocromática (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O 1.0 12V MPI já foi melhor, ainda que mantenha os 84 cv e 10,3 kgfm. O novo mapa de pedal adotado para as normas de emissões do Proconve L7 retarda as respostas do motor, exigindo mais aceleração e queimada de embreagem nas arrancadas para não trepidar. E o câmbio longo por vezes exige o retorno à primeira marcha. Então considere esse lado ruim ao saber que o consumo é ótimo: 14,1 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada.

Fiat Argo
Mais moderno, o Argo tem multimídia com Android Auto e Apple CarPlay (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Se o Fiat Argo Drive é mais completo, o VW Polo Track tem vantagens técnicas que não podem ser ignoradas ou compradas em lojas de acessórios, como grande parte das soluções para seus pênaltis. O Polo Track vence o comparativo, mas não faz sentido como opção. Custa R$ 83.190 com pintura metálica e por mais R$ 1.300 compra-se o Polo MPI (R$ 84.490), com central multimídia e faróis de led. Melhor (e mais barato) que ficar gastando em acessórios.

Continua após a publicidade

 

Veredcito Quatro Rodas

O Polo Track é melhor que o Argo Drive, mas sua simplicidade só faz sentido como carro de locadora.

 

Ficha Técnica – VW Polo Track

Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Peso: 1.054 kg
Dimensões: comprimento, 407,4 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,1 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 300 litros; tanque de comb., 52 litros

Ficha Técnica – Fiat Argo Drive 1.0

Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 6V, 999 cm³, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500/3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/60 R15
Peso: 1.077 kg
Dimensões: comprimento, 399,8 cm; largura, 172,4 cm; altura, 150,3 cm; entre-eixos, 252,1 cm; porta-malas, 300 l; tanque de comb., 48 litros

Teste Comparativo Quatro Rodas

Aceleração Volkswagen Polo Fiat Argo
0 a 100 km/h 16,2 s 16,1 s
0 a 1.000 m 37,5 s – 137,3 km/h 37,9 s – 134,3 km/h
Velocidade máxima não divulgado não divulgado
Retomadas
3ª 40 a 80 km/h 9,3 s 8,9 s
4ª 60 a 100 km/h 16 s 15,2 s
5ª 80 a 120 km/h 28,9 s 24,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,4/25,5/58m 14,5/25,4/61,7 m
Consumo
Urbano 14,1 km/l 12,5 km/l
Rodoviário 17,6 km/l 14,9 km/l
Ruído Interno
Neutro/RPM máx. 42,1/64,1 dBA 47/66,5 dBA
80/120 km/h 63,2/70,7 dBA 67,4/74,2 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha 3.200 rpm 3.250 rpm
Volante 2,7 voltas 2,7 voltas
Seu bolso
Preço básico R$ 80.580 R$ 81.990
Concessionárias 553 553
Garantia 3 anos 3 anos
Revisões até 60.000 km R$ 4.576 R$ 4.620

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25/27,5 °C; umid. relat., 76/55%; press., 1.013/1.012 mmHg

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.