Os grandes SUVs de luxo são como as joias da coroa das fábricas. Eles são os portadores de tudo o que há de melhor nas linhas em termos de luxo, conforto, segurança e tecnologia.
Mas quem não quer um SUV de grande porte – porque acha desperdício de espaço ou difícil de manobrar – não precisa abrir mão desses atributos.
Para tais consumidores, existem SUVs médios no segmento premium (nas marcas generalistas, às vezes, a classificação de médio e grande não é exatamente a mesma) que entregam tudo ou quase tudo que as versões superiores, só que em dimensões menores.
É o caso do trio deste comparativo. Audi Q5, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60 são versões compactas de Q7, GLS e XC90, respectivamente.
Detalhe: enquanto os modelos mostrados aqui têm preço em torno de R$ 250.000, seus irmãos maiores custam entre R$ 400.000 e R$ 500.000. Mais precisamente, o Q5 2.0 Attraction custa R$ 244.990, o GLC 250 2.0 Turbo sai por R$ 262.900 e o XC60 T5 Inscription 2.0 fica em R$ 259.950.
3º – Mercedes GLC 250 2.0 T
O GLC fica em terceiro neste comparativo não por ser uma opção ruim, mas por não ter atributos suficientes para superar os rivais.
Analisando os prós e contras dos três, o Mercedes passa sem grandes destaques. Em relação aos demais, ele só se sobressai na medição de consumo rodoviário, com a média de 13,3 km/h, enquanto o Audi faz 12 km/l e o Volvo, 11,6 km/l. Porém, foi o único ensaio em que ele superou os concorrentes na pista de testes.
No consumo urbano, as médias dos carros foram de 9,6 km/l (Q5), 9,4 km/l (GLC) e 8,1 km/l (XC60). Nas provas de desempenho, o Mercedes também ficou para trás.
No 0 a 100 km/h, os tempos conseguidos foram os seguintes: 6,3 (Q5), 7,8 (XC60) e 7,9 segundos (GLC). E nas retomadas de 60 a 100 km/h, a situação se repetiu, com as marcas de 3,6 segundos (Q5), 4,2 (XC60) e 4,5 (GLC). Como se vê, quem levou a melhor na pista foi o Audi, que andou mais e ainda consumiu menos.
Cabine mais alta
Uma virtude do Mercedes que vale ser mencionada é o espaço para a cabeça nas fileiras dianteiras da cabine. No GLC, motorista e passageiro têm 106,4 cm de espaço na vertical contra 96,5 cm (Volvo) e 105,9 cm (Audi).
Em contrapartida, o Mercedes é o mais apertado para as pernas de quem viaja no banco detrás, com 94,7 cm, diante de 96,5 cm do Volvo e 96 cm do Audi.
Assim, sem pontos fortes ou fracos demais, o GLC chama pouca atenção dentro deste grupo. Ele até poderia ter tirado vantagem da regularidade e ficado numa média mais positiva, o que não ocorreu.
Mesmo quando os três estão equivalentes em algum quesito, os outros dois é que levam vantagem. No acabamento, o Q5 é o melhor, enquanto o GLC é ligeiramente mais simples. No conteúdo, o XC60 é o mais completo e vence fácil.
Ao volante, o trio é muito parecido: todos têm direção leve e estão bem assentados sobre os pneus. Mas até nisso o Mercedes é mediano, porque o Volvo é ligeiramente mais pronto e firme nas reações e o Audi privilegia um pouco mais o conforto ao rodar.
2º – Audi Q5 2.0 Attraction
O Q5 apresentou o melhor desempenho. Mas, se comparássemos as fichas técnicas dos SUVs antes de ir para a pista, nunca diríamos que ele despacharia os rivais – os três trazem motor 2.0 turboalimentado.
Em relação à potência, o XC60 leva vantagem (254 cv), seguido por Q5 (252 cv) e GLC (211 cv). E o mesmo ocorre no torque: 35,7 mkgf no Volvo, 35,7 mkgf no Mercedes e 37,7 mkgf no Audi. Na prática, porém, o Q5 disparou na frente, valendo-se do menor peso, o que resultou em melhor relação peso/potência e peso/torque.
Além do rendimento na pista, o Audi agradou também no uso diário, por oferecer mais conforto ao rodar, não só em razão da suspensão mais macia, mas também pela vida a bordo.
Além de mais espaçoso que o Mercedes (a cabine do Volvo é a maior das três), o Q5 tem acabamento mais refinado, com bancos de couro e alumínio e material emborrachado no painel.
A atratividade do preço
No que diz respeito ao conteúdo, é necessário dizer que a versão enviada pela fábrica e que aparece nas fotos é a Ambition, que é a mais completa da linha.
Mas a configuração considerada neste comparativo, em razão de o preço ficar na mesma faixa dos rivais, é a Attraction, que custa R$ 244.990 – a Ambition saltaria para R$ 292.990.
Entre os itens de série, a versão Attraction traz central multimídia, ar-condicionado, piloto automático, sensor de estacionamento, sensor de chuva, faróis automáticos e seleção de modos de condução.
Para ficar mais barata, ela deixa de fora os recursos mais sofisticados, como o cockpit virtual, abertura do porta-malas por sensor, assistente de estacionamento, faróis full-led e teto solar panorâmico.
Já a Ambition só é interessante para quem quer abrir mão das dimensões dos SUVs maiores e não liga de pagar caro por isso – ao optar por essa versão top, o comprador terá de desembolsar R$ 48.000 a mais. Pelo conjunto da obra, o Q5 Attraction fica com o segundo lugar.
1º – Volvo XC60 T5 Inscription
Dentro da proposta de entregar tudo o que os SUVs maiorais oferecem numa carroceria menor, o XC60 é campeão. Tem o preço intermediário em relação aos rivais, mas traz muito mais itens de conforto e, especialmente, segurança.
Com três versões (a de entrada, Momentum; a Inscription; e a top, R-Design), desde a básica, de R$ 239.950, há teto solar, bancos de couro, faróis full-led, seletor de modos de condução, visão noturna, assistente de direção, leitura de placas e dispositivo de proteção da coluna cervical.
A Inscription, usada no teste, custa R$ 259.950 e acrescenta piloto automático adaptativo, painel de instrumentos digital, alerta de colisão traseira e aviso de pontos cegos. O Volvo oferece ainda recursos exclusivos, que não são disponíveis nem como opcionais nos outros.
Graças a sistemas como o piloto automático adaptativo, assistente à direção e frenagem automática, o XC60 só dispõe de habilidades autônomas, podendo seguir um veículo à frente (sob supervisão do motorista) no anda e para do trânsito ou nos trechos de velocidade constante na estrada.
Estilo inovador
Talvez seu único grande defeito seja o consumo, o pior dos três, enquanto no desempenho ficou em segundo, quase empatado com o GLC.
No acabamento, também ficou em uma posição intermediária, colado ao Audi, e no comportamento dinâmico mostrou-se o carro mais na mão, embora menos confortável que o Q5.
Mas a partir daí o XC60 vira o jogo e se destaca com o maior espaço interno – ganha na distância para ombros nos bancos da frente e, para as pernas nas duas fileiras de assentos.
Os três são projetos novos. O GLC é de 2015 e os outros foram lançados em 2017. Nas ruas, porém, o XC60 é o que chama mais a atenção com seu estilo mais inovador. Os outros têm visual mais previsível, típico de SUVs.
Se a beleza não serve para justificar o primeiro lugar do Volvo, então lembre que ele é o único SUV com garantia de três anos (os outros têm só dois), o mais espaçoso, o mais equipado e o mais seguro.
Veredicto
Mercedes, Audi e Volvo são SUVs premium. Mas o XC60 entrega espaço e equipamentos, enquanto o Q5 é superior em acabamento e desempenho e o GLC tem o melhor consumo.
Teste de Pista
Audi Q5 | MB GLC 250 | Volvo XC60 | |
Aceleração | |||
0 a 100 Km/h | 6,3 s | 7,9 s | 7,8 s |
0 a 1000 m | 26,8 s – 195,1 Km/h | 28,9 s – 181 Km/h | 28,7 s – 182,4 Km/h |
Velocidade máxima | n/d | 222 Km/h | 220 Km/h |
Retomadas (D) | |||
D 40 a 80 Km/h | 2,8 s | 3,5 s | 3,4 s |
D 60 a 100 Km/h | 3,6 s | 4,5 s | 4,2 s |
D 80 a 120 Km/h | 4,5 s | 5,6 s | 5,3 s |
Frenagens | |||
60/80/120 Km/h a 0 | 16,3/26,7/62 m | 16,1/27,4/61,1 m | 16/27/61,7 m |
Consumo (D) | |||
Urbano | 9,6 km/l | 9,4 km/l | 8,1 km/l |
Rodoviário | 12 km/l | 13,3 km/l | 11,6 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 38,8/65,6 dBa | 40,3/67,2 dBa | 46,8/68,7 dBa |
80/120 Km/h | 58,2/64,5 dBa | 58,9/66,8 dBa | 61,2/67,2 dBa |
Aferição | |||
Velocidade real a 100 Km/h | 100 km/h | 98 km/h | 100 km/h |
Rotação de motor a 100 Km/h em D | 1.700 rpm | 1.700 rpm | 2.000 rpm |
Volante | 2,8 voltas | 2,8 voltas | 3 voltas |
Seu bolso | |||
Preço básico | R$ 244.990 | R$ 262.900 | R$ 259.950 |
Garantia | 2 anos | 2 anos | 3 anos |
Concessionárias | 50 | 55 | 29 |
Ficha técnica
Audi Q5 | MB GLC 250 | Volvo XC60 | |
Motor | gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.984 cm³, 82,5 x 92,8 mm, 252 cv a 5.000 rpm, 37,7 mkgf de 1.600 a 4.500 rpm | gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, turbocompressor, 1.991 cm³, 83 x 92 mm, 211 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf de 1.200 a 4.000 rpm | gas., diant., long., 4 cil., 16V, turbo, 1.969 cm³, 82 x 93,2 mm, 254 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf de 1.500 a 4.800 rpm |
Câmbio | automático, 7 marchas, tração integral | automático, 9 marchas, tração integral | automático, 8 marchas, tração integral |
Direção | elétrica, 11,7 m (diâmetro de giro) | elétrica, 11,8 m (diâmetro de giro) | elétrica, 11,4 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | duplo A (diant.), multlink (tras.) | multilink nos dois eixos | duplo A (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | discos ventilados nas quatro rodas | disco ventilado nas quatro rodas | disco ventilado (diant.) e sólidos (tras.) |
Pneus | 255/45 R20 | 235/55 R19 | 255/40 R21 |
Peso | 1.720 kg | 1.735 kg | 1.926 kg |
Peso/potência | 6,8 kg/cv | 8,2 kg/cv | 7,6 kg/cv |
Peso/torque | 45,6 kg/mkgf | 48,6 kg/mkgf | 53,9 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 466,3 cm; largura, 189,3 cm; altura, 165,9 cm; entre-eixos, 281,9 cm; porta-malas 550 l. | comprimento, 465,6 cm; largura, 189 cm; altura, 164,4 cm; entre-eixos, 287,3 cm; porta-malas 550 l. | comprimento, 468,8 cm; largura, 190,2 cm; altura, 165,8 cm; entre-eixos, 286,5 cm; porta-malas 505 l. |