Por Péricles Malheiros
28111 km
Ter o para-brisa do carro atingido por uma pedra é o tipo de acidente inevitável. “Estava a uma distância segura do carro à frente quando, de repente, ouvi um barulho e notei a trinca no para-brisa. Foi muito rápido”, diz o assistente de fotografia Diego Cardoso, que estava ao volante do 3008 a caminho de nossa pista de testes, em Limeira (SP).
De volta a São Paulo, buscamos uma oficina especializada em reparação de para-brisa. Agendamos uma “consulta” na Carglass. “Você deu sorte, se a trinca fosse um pouco maior, a peça inteira seria condenada. Só consertamos danos com, no máximo, o tamanho de uma moeda de 1 real”, disse o técnico.
Uma boa dica para quem pega muita estrada é andar sempre com um pequeno adesivo plástico – desses que não soltam a cola – no porta-luvas. “Se uma pedra bater, é importante cobrir a região para impedir a entrada de sujeira nas fendas. Quanto mais rápido for providenciado o reparo, melhor é o resultado”, diz o técnico.
Ao longo do último mês, alguns motoristas reclamaram do mau contato das luzes dianteiras de cortesia e leitura. Bruno Roberti, repórter do site de QUATRO RODAS, diz: “Senti falta da iluminação quando fui pegar dinheiro para pagar o pedágio”. Como o acendimento automático ao abrir uma das portas continua funcionando normalmente, vamos solicitar uma verificação na próxima revisão, a dos 30 000 km.
No mês passado, descobrimos que a concessionária Alpes, de Santo André (SP), não fez a troca do filtro de ar do motor, apesar de ter cobrado por ele. Contatada, a consultora da autorizada, disse: “É só passar aqui para instalarmos a peça, nem precisa agendar”. Ainda assim, agendamos a visita para o dia seguinte. Chegando lá, a surpresa: “Não temos o filtro em estoque, volte amanhã, por favor”, disse a mesma técnica que nos atendeu no dia anterior.
Consumo
No mês (40,5% na cidade): Gasolina – 9,9 km/l
Desde mar/11 (30,7% na cidade): Gasolina – 9,9 km/l
Principais ocorrências
26 586: luzes de cortesia dianteiras com mau funcionamento
Luzes de cortesia do spot dianteiro deixam de funcionar. tarefa para a revisão dos 30 000 km (esq.); Esqueceram de mim: filtro de ar ficou de fora da revisão. Culpa do estoque reduzido (dir.).