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Audi A4 se atualiza e vira híbrido para tentar superar Classe C e Série 3

Sedã alemão chega à linha 2021 com mudanças no visual, no conteúdo e com um motor híbrido leve de olho nos rivais líderes de mercado

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 mar 2021, 12h07 - Publicado em 25 mar 2021, 08h00
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  • Audi A4 2021
    As mudanças na dianteira deixaram o sedã com visual mais esportivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Audi A4 já teve dias melhores em nosso mercado. Em 2020, foram 176 unidades comercializadas, contra 5.170 unidades do rival BMW Série 3, que é o líder da categoria. A razão para essa participação tão discreta está relacionada a diversos fatores, como tudo o que acontece no mercado de automóveis.

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    Mas um motivo relevante é o fato de o A4 estar defasado diante de concorrentes como o Série 3 e o próprio Mercedes Classe C, que está perto de ganhar uma nova geração, mas recebeu atualizações recentes e teve 2.164 unidades vendidas em 2020. A atual geração do A4 é de 2015.

     

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    Audi A4 2021
    As saídas de escapamento agora são embutidas no para-choque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Agora, o Audi está chegando reestilizado e com novos equipamentos. As mudanças não foram profundas, mas precisas e são alterações que lhe dão um respiro até a chegada de uma nova geração.

    O visual dianteiro foi o que mais rejuvenesceu, recebeu novos faróis e a assinatura de led. Para completar o design externo, as linhas de toda a carroceria seguem o DNA da marca – com grade hexagonal maior e mais proeminente.

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    Audi A4 2021
    O sedã conta com suspensão que filtra bem as imperfeições do piso e traz estabilidade em curvas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O para-choque também cresceu e foi redesenhado para abrigar entradas de ar maiores, que agora têm a função de acolher os radares dos assistentes de condução.

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    A traseira traz alterações mais sutis, pois as lanternas mantêm o mesmo formato retangular, apenas ganharam novas lentes e lâmpadas full-led com luzes de apresentação. E, para finalizar, as saídas de escapamento ficaram retangulares e foram incorporadas ao para-choque.

    Audi A4 2021
    Motor híbrido leve gera 249 cv de potência (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão mostrada aqui é a topo de linha Performance Black (substituta da Ambiente), que traz de série o kit S-Line, que inclui para-choques mais esportivos, detalhes em preto na grade e rodas aro 18 (com o mesmo desenho da versão anterior), na parte externa, e frisos e assentos esportivos, no interior.

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    Todas as três versões (Prestige, Prestige Plus e Performance Black) são equipadas com o motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic de sete marchas.

    Audi A4 2021
    A Audi aposentou o seletor da central multimídia, que ficava no console (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, nas de entrada o propulsor rende 190 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, enquanto na topo de linha gera 249 cv e 37,7 kgfm graças à assistência de um motor elétrico auxiliar (sistema híbrido leve).

    Essa tecnologia alivia a carga do motor térmico em razão da substituição do alternador por um motor elétrico mais robusto (mas incapaz de movimentar as rodas como em um híbrido pleno).

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    Audi A4 2021
    Bancos de couro e Alcantara são exclusivos da versão mais cara Performance Black (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O objetivo desse sistema híbrido leve não é melhorar o desempenho. Sua função está em ajudar no consumo e nas emissões, principalmente. Embora isso não tenha ficado claro em nossa pista de testes, comparando o modelo atual com o anterior (que tinha motor 2.0 de 252 cv e 37,7 kgfm).

    Os números de aceleração foram praticamente os mesmos, com o tempo de 6,1 s para ir 0 a 100 km/h. E o consumo teve uma ligeira piora de 11 km/l para 10 km/l, na cidade, e de 14,9 km/l para 13,4 km/l, na estrada.

    Audi A4 2021
    Túnel central elevado atrapalha a vida a bordo do 5° passageiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Além do motor mais potente, a versão Performance Black oferece a conhecida tração integral quattro da Audi, que identifica a falta de aderência das rodas dianteiras e ativa a tração do eixo traseiro como forma de compensar a tração.

    Essa característica torna a condução mais confiante e agradável, somando-se a isso a elevada rigidez torcional da carroceria e a suspensão equilibrada (McPherson na frente e multilink atrás), que filtra bem as imperfeições do piso ao mesmo tempo que segura a carroceria nas curvas.

    Audi A4 2021
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A atualização contemplou melhorias no que diz respeito à conectividade. Ao contrário do SUV Q3, por exemplo, o sedã não conta com duas telas touch para a central multimídia. No lugar, há apenas uma tela de 10,1” flutuante.

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    Mas esta é de fácil operação, que está bem mais intuitiva e facilitada – principalmente pelo fato de que deixou de ser comandada pelo botão seletor que ficava em frente ao câmbio. Há conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

    Audi A4 2021
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O painel de instrumentos digital perdeu os mostradores de nível de combustível e temperatura, que foram para dentro das funções do computador de bordo – mudança que deixou o visual mais limpo. Há três estilos de mostradores que podem ser configurados.

    A versão Performance Black traz um pacote de equipamentos completo, que inclui ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e teto solar.

    Audi A4 2021
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Destaque também para o volante de base reta com boa empunhadura, os bancos esportivos revestidos de Alcantara, que apoiam bem o corpo, e para o carregador de celular por indução.

    O preço é R$ 304.990 – isso sem os opcionais que seriam bem-vindos, como head-up display (R$ 7.500), sistema de som Bang & Olufsen (R$ 8.000), pacote Assistance City (pre sense traseiro e alerta de ponto cego, R$ 8.000) e os faróis full-led Matrix (R$ 12.000) – chegando a R$ 332.490.

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    Fotos do Audi A4 Performance Black 2021

    Nessa faixa de preço, ele briga com modelos como o Volvo S60 T8 Polestar (R$ 336.950) e o BMW 330e M Sport (R$ 319.950), e é aí que mora o perigo. Dois rivais que são híbridos e têm projetos mais modernos. Portanto, talvez apenas uma renovação não seja o suficiente para reconquistar o público brasileiro.

    VEREDICTO
    A atualização lhe fez bem, mas o A4 ainda precisa evoluir em alguns aspectos para enfrentar os rivais.

    Teste – Audi A4 Performance Black

    Aceleração

    Retomadas

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 16,6/24,3/56,3 m

    Consumo

    Preço
    R$ 304.990

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    Ficha técnica

    Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 1.984 cm3; 249 cv a 5.000 rpm, 37,7 kgfm a 1.600 rpm
    Câmbio: 7 marchas, tração integral (quattro)
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) / multilink (traseira)
    Freios: disco ventilado (dianteiro e traseiro)
    Pneus: 245/40 R18
    Peso: 1.660 kg
    Dimensões: comprimento, 477 cm; largura, 184,7 cm; altura, 142,9 cm; entre-eixos, 282,2 cm; tanque, 58 l; porta–malas, 460 l

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    capa 743
    (Arte/Quatro Rodas)
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