Status. Eis a palavra que explica como Volkswagen e Audi, às vezes com produtos de porte e mecânica muito parecidos, conseguem conviver pacificamente em um mesmo mercado. É o caso de Jetta e A3. Como o comprador de carro de qualquer categoria, quem adquire um Jetta ou um A3 busca, com outra carga de prioridade, status. A diferença entre eles está no bolso.
Os dois sedãs aqui reunidos atuam com armas parecidas, mas vistos de perto reservam suas peculiaridades, para bem e para mal. Ambos são vendidos em duas versões. No A3, Attraction (R$ 106.990) e Ambiente (R$ 117.990); no Jetta, Trendline (R$ 87.390, com câmbio automático) e Comfortline (R$ 93.990).
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No conteúdo, equilíbrio. Enquanto a versão de entrada do A3 entrega faróis de xenônio e airbag de joelho, a do Jetta oferece sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e central multimídia com espelhamento de celular. No andar de cima, o A3 Ambiente acrescenta sensor de farol e chuva, volante multifuncional com borboletas de câmbio e rodas aro 17. No Jetta, a Comfortline soma volante multifuncional com borboletas de câmbio e piloto automático.
Luxo à parte
Opcionalmente, por R$ 11.106, você leva teto solar, ar digital, retrovisores externos rebatíveis e interno eletrocrômico, sensor de faróis e chuva, couro, rodas aro 17, chave presencial e sistema multimídia com GPS. Na Audi, um A3 Ambiente equivalente pede um investimento extra de R$ 38.500. Ou seja, se nas versões de entrada o A3 é R$ 19.600 mais caro, entre os carros mais equipados, a diferença é ainda maior: R$ 156.490 ante R$ 105.096.
Se o Jetta vence fácil na análise de conteúdo, no acabamento – como era de se esperar – o A3 dá o troco. A cabine tem layout mais atual, com comandos de mídia no console, apliques de metal no painel e tela motorizada escamoteável. Até o porta-malas reflete a inferioridade do Jetta: a tampa não tem revestimento interno, as dobradiças correm aparentes em meio à área das malas e o carpete tem toque grosseiro. Mas é preciso ser justo: à exceção do porta-malas, materiais e montagem (interna e externa) são bastante satisfatórios.
Mecanicamente, os sedãs primos são bastante parecidos. Carregam o mesmo motor 1.4 turbo, ou melhor, quase o mesmo. Enquanto o A3 conta com uma central flex, o Jetta só pode beber gasolina. Nos dias de hoje, onde abastecer com etanol deixou de ser vantajoso até na região Sudeste, isso não chega a ser um problema. Apesar da diferença na dieta, ambos têm o mesmo pico de potência (150 cv) e torque (25,5 mkgf).
A Audi gerou uma enorme polêmica ao adotar um conjunto de suspensão traseira tecnicamente menos refinado que o que era aplicado no modelo importado: saiu o sistema multilink, entrou o simplificado eixo de torção. Essa involução técnica, aliás, está abordada também na reportagem do nosso Audi A3 de Longa Duração. Como o Jetta segue com a sua suspensão traseira multilink, leva a melhor também na análise mecânica.
E o Volkswagen ainda se mostrou melhor do que o Audi no último quesito do comparativo: espaço para pessoas e bagagem. Com 4,66 m de comprimento, o Jetta é exatos 20,3 cm maior do que o A3, com 4,46 m. Boa parte dessa diferença está para trás do eixo traseiro, uma vez que ambos têm uma distância entre-eixos parecida: 265,1 cm o Jetta e 263,7 cm o A3, apenas 1,4 cm de diferença. Esses números explicam o quase empate no nível de espaço na cabine e a superioridade de 85 litros (o equivalente a uma mala de viagem média) na capacidade do compartimento de bagagem: 510 l ante 425 l.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – Em determinadas situações, o câmbio Tiptronic funciona com alguns trancos. Saudade do rápido sistema de dupla embreagem que equipava os modelos importados de ambos.
Dirigibilidade – No dia a dia, em uso urbano, A3 e Jetta são muito equivalentes. Mas durante uma tocada mais arrojada – e o forte motor turbo induz a isso –, a suspensão multilink do Jetta, mais eficiente, mostra sua superioridade.
Segurança – A suspensão tecnicamente superior do Jetta também foi considerada aqui, mas o Audi oferece faróis de xenônio e airbag de joelho para o motorista, itens indisponíveis no Jetta.
Seu bolso – Nas versões mais simples, o A3 ainda se mostra competitivo. No andar de cima, porém, não há status que justifique uma diferença de preço tão gigantesca.
Conteúdo – Equiparados em preço, o Jetta carrega uma quantidade muito maior de equipamentos.
Vida a bordo – A posição de pilotagem do A3 é mais esportiva e o layout da cabine, mais moderno. Deixa claro que ele está uma geração à frente do Jetta.
Qualidade – A face premium da Audi aparece no acabamento esmerado. Até o porta-malas é bem cuidado
VEREDICTO QUATRO RODAS
Racionalmente, o Jetta é uma compra melhor do que o A3. Mas nem o preço salgado do Audi o tira da jogada. Status é valor, não somente preço.
Audi A3 Attraction 1.4 | VW Jetta Trendline 1.4 | |
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ACELERAÇÃO | ||
de 0 a 100 km/h: | 9,4 s | 10,3 s |
de 0 a 1.000 m: | 30,4 s – 174,3 km/h | 31,2 – 170,7 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 215 km/h | 201 km/h |
RETOMADAS | ||
de 40 a 80 km/h: | 4,1 s | 4,1 s |
de 60 a 100 km/h: | 5,3 s | 5,6 s |
de 80 a 120 km/h: | 6,6 s | 6,7 s |
FRENAGENS | ||
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 15,7 / 25,9 / 66,5 m | 15,7 / 26,4 / 58,2 m |
CONSUMO | ||
Urbano: | 11,7 km/l | 11,5 km/l |
Rodoviáro: | 16,4 km/l | 14,7 km/l |
RUÍDO INTERNO | ||
Neutro / RPM máximo: | 37,1 / 70 dBA | 42,8 / 65,8 dBA |
80 / 120 km/h: | 59,6 / 65 dBA | 63,7 / 67,9 dBA |
AFERIÇÃO | ||
Velocímetro real a 100 km/h: | 97,5 km/h | 97,3 km/h |
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª: | 1.800 rpm | 1.500 rpm |
Volante: | 2,8 voltas | 3 voltas |
SEU BOLSO | ||
Preço: | R$ 106.990 | R$ 87.390 |
Garantia: | 2 anos | 3 anos |
Concessionárias: | 40 | 636 |
Audi A3 Attraction 1.4 | VW Jetta Trendline 1.4 | |
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Motor: | flex, diant., transv., 16V, injeção direta, turbo, 1.395 cm³, 74,5 x 80 mm, 10:1, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf entre 1.500 rpm | gasolina, diant., transv., 4 cil., 16V, injeção direta, turbo, 1.395 cm³, 74,5 x 80 mm, 10:1, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Direção: | elétrica, 10,9 m (diâmetro de giro) | elétrica, 11,1 m (diâmetro de giro) |
Suspensão: | McPherson (diant) e eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.), multilink (tras.) |
Freios: | discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.) | discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.) |
Pneus: | 255/45 R17 | 225/45 R17 |
Peso: | 1.240 kg | 1.298 kg |
Peso/potência: | 8,3 kg/cv | 8,6 kg/cv |
Peso/torque: | 48,6 kg/mkgf | 50,9 mkgf |
Dimensão: | comprimento, 445,6 cm; largura, 179,6 cm; altura, 141,6 cm; entre-eixos, 263,7 cm; tanque de combustível, 50l | comprimento, 465,9 cm; largura, 177,8 cm; altura, 147,3 cm; entre-eixos, 265,1 cm; tanque de combustível, 55 l |