Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Polo terá nova reestilização e motores híbridos em 2025

Executivo promete mudanças profundas no hatch que ficará vivo na Europa mesmo com as normas de emissões mais rígidas a partir de 2025

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 nov 2024, 14h11 - Publicado em 23 nov 2024, 11h00
Volkswagen Polo GTS 2024
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Em setembro, a Volkswagen encerrou a produção do Polo na Europa. A linha de produção da fábrica de Navarra, na Espanha, onde o hatch era montado, está se especializando em SUVs e se preparando para receber elétricos. Logo, todos os Polos passaram a ser importados da África do Sul. Essa notícia fez muitos pensarem que o fim do modelo está próximo, mas não é bem isso.

Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Marca Volkswagen, confirmou ao site Autocar que o Polo passará por uma grande reformulação no ano que vem.

Em 2025, a Europa terá normas mais rigorosas de emissões, graças a implementação do Euro 7, mas isso não significa que o hatch, atual segundo carro mais vendido do Brasil, se tornará elétrico.

Na verdade, estão preparando mudanças profundas em sua mecânica. O mais provável é que a VW adote soluções mais simples, como sistemas híbridos leves nos atuais motores 1.0 TSI e 1.5 TSI. E isso será acompanhado de uma mudança no design, que é o mesmo desde de 2021.

POLO
Além de mudanças visuais, o hatch também deve ganahr mecânica híbrida leve, mantendo os motores 1.0 e 1.5 TSI (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mas há um lado ruim nessa história. Para os amantes de hot hatches, o Polo GTI pode não sobreviver a essas mudanças, uma vez que o elétrico ID.2 GTI será lançado em 2026, ocupando o espaço do Polo. Se isso acontecer, será o fim dos hatches esportivos europeus com motor a combustão.

Compartilhe essa matéria via:

O Polo está à venda na Europa desde 1975 e é um carro importante para a VW no continente. Até agosto, ele já havia acumulado mais de 90.000 unidades e ocupava a oitava posição geral no ranking de vendas do continente em 2024.

Continua após a publicidade

Outros modelos não terão a mesma sorte. T-Cross, Taigo (o Nivus europeu) e Touareg estão com a “corda no pescoço” e podem ser descontinuados no ano que vem se não passarem por mudanças. Já o Golf, Tiguan, Tayron, Passat e o T-Roc, esse último pronto para ganhar uma nova geração, farão companhia ao Polo.

Polo GTI
Com as mudanças, quem deve ser descontinuada é a versão GTI, o último hot hatch europeu a combustão (Divulgação/Volkswagen)

A estratégia da VW é equilibrar suas opções a combustão com as elétricas. Porém, a tarefa não será fácil, uma vez que o ritmo de adoção de elétricos tem caído na Europa. Atualmente, a marca trabalha com duas plataformas: MQB para modelos com motor a combustão, incluindo híbridos, e a MEB para os elétricos.

No futuro, Grünitz não descarta adaptar a MQB para carros elétricos, tornando-a mais viável. Além disso, a Volks também trabalha em parceria com a Rivian para desenvolver uma nova arquitetura para carros elétricos chamada SSP (Scalable Systems Platform).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.