PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Toyota Yaris Cross já tem data para ser lançado; veja detalhes do SUV híbrido

Novo SUV compacto vai bagunçar o segmento contra Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V, e será o Toyota mais barato do Brasil em 2025

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 dez 2024, 10h41 - Publicado em 16 dez 2024, 08h59
Toyota Yaris Cross 2025
Toyota Yaris Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A camuflagem dos carros, cada vez menos pesada, conforme o flagra feito pelo leitor Guilherme Rodrigues, seria um bom indício. Mas o fato é que o Toyota Yaris Cross já foi apresentado a concessionários da fabricante japonesa, porque será lançado em julho de 2025.

O SUV será o carro mais barato da Toyota no Brasil. Conforme antecipado por QUATRO RODAS, o Yaris Sedã já teve sua produção interrompida da fábrica de Sorocaba (SP), enquanto o hatch vive seus últimos momentos. Estoque que vem sendo formado para garantir alguns meses de vendas.

Yaris Cross Brasil 2025
(Guilherme Rodrigues/Quatro Rodas)

Sem a produção dos Yaris hatch e sedã, a fábrica de Sorocaba terá capacidade para produzir pelo menos 5.000 unidades mensais do Yaris Cross. Isso será suficiente para vender mais que os Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus. Mas dependeria do processo de expansão da fábrica a possibilidade de superar as vendas dos Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e VW T-Cross – este o SUV mais vendido de 2024, com mais de quase 9.500 emplacamentos em novembro.

Yaris Cross Brasil 2025
(Guilherme Rodrigues/Quatro Rodas)

O otimismo tem motivo. O Toyota Yaris Cross será o primeiro grande lançamento da marca no Brasil em quatro anos, desde que o Corolla Cross estreou. Além de se tornar o Toyota mais barato do Brasil, será o híbrido pleno (HEV) mais barato do país.

Continua após a publicidade

Como é o Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

As dimensões do novo SUV compacto da Toyota estão perfeitamente alinhadas ao seu segmento. Tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem 471 litros de capacidade em mercados da Ásia. Tem dimensões equivalentes às do Nissan Kicks.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

As versões mais baratas terão motor 1.5 16V, que pode ter algum ganho na comparação com os 105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool dos Yaris atuais. O câmbio será automático CVT. Pelo menos o Yaris Cross é leve: tem 1.150 kg.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A grande expectativa, porém, é pelo mecânica híbrida, que fará do Yaris Cross o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

O motor a combustão será um 1.5 16V de ciclo Atkinson e flex. O uso do etanol pode aumentar os 92 cv e 12,3 kgfm que gera no modelo fabricado na Tailândia. O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, junto com um gerador responsável por recuperar a energia das desacelerações e acumular na bateria com modestos 0,7 kWh instalada sob os bancos traseiros. A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, mas seu desempenho será beneficiado pelo torque imediato do motor elétrico.

Continua após a publicidade

Toyota Yaris Cross 2025

Uma diferença importante é que, pelo menos na Ásia, o Yaris Cross híbrido tem tanque com apenas 36 litros e as demais versões, 42 litros. Não surpreende: o consumo do Yaris Cross híbrido chega aos 30 km/l na Tailândia.

Equipamentos e preços do Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross 2025

Continua após a publicidade

Na Tailândia e em outros mercados para onde é exportado, o Toyota Yaris Cross tem seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e pode ter sistema pré-colisão, faróis full-led com facho alto automático, assistente de permanência e centralização em faixa, piloto automático adaptativo, lanternas de led e rodas de liga leve aro 18.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

Por dentro, ainda tem quadro de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e até freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Para cumprir a meta de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa custar menos que os R$ 188.590 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Mas a expectativa é por um preço inicial ao redor dos R$ 140.000 para o 1.5 e R$ 160.000 para o híbrido – bem na faixa de preço dos Honda HR-V com motor 1.5 aspirado de 126 cv. A briga será boa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.