Toyota Yaris Cross já tem data para ser lançado; veja detalhes do SUV híbrido
Novo SUV compacto vai bagunçar o segmento contra Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V, e será o Toyota mais barato do Brasil em 2025
A camuflagem dos carros, cada vez menos pesada, conforme o flagra feito pelo leitor Guilherme Rodrigues, seria um bom indício. Mas o fato é que o Toyota Yaris Cross já foi apresentado a concessionários da fabricante japonesa, porque será lançado em julho de 2025.
O SUV será o carro mais barato da Toyota no Brasil. Conforme antecipado por QUATRO RODAS, o Yaris Sedã já teve sua produção interrompida da fábrica de Sorocaba (SP), enquanto o hatch vive seus últimos momentos. Estoque que vem sendo formado para garantir alguns meses de vendas.
Sem a produção dos Yaris hatch e sedã, a fábrica de Sorocaba terá capacidade para produzir pelo menos 5.000 unidades mensais do Yaris Cross. Isso será suficiente para vender mais que os Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus. Mas dependeria do processo de expansão da fábrica a possibilidade de superar as vendas dos Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e VW T-Cross – este o SUV mais vendido de 2024, com mais de quase 9.500 emplacamentos em novembro.
O otimismo tem motivo. O Toyota Yaris Cross será o primeiro grande lançamento da marca no Brasil em quatro anos, desde que o Corolla Cross estreou. Além de se tornar o Toyota mais barato do Brasil, será o híbrido pleno (HEV) mais barato do país.
Como é o Toyota Yaris Cross
As dimensões do novo SUV compacto da Toyota estão perfeitamente alinhadas ao seu segmento. Tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem 471 litros de capacidade em mercados da Ásia. Tem dimensões equivalentes às do Nissan Kicks.
As versões mais baratas terão motor 1.5 16V, que pode ter algum ganho na comparação com os 105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool dos Yaris atuais. O câmbio será automático CVT. Pelo menos o Yaris Cross é leve: tem 1.150 kg.
A grande expectativa, porém, é pelo mecânica híbrida, que fará do Yaris Cross o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil.
O motor a combustão será um 1.5 16V de ciclo Atkinson e flex. O uso do etanol pode aumentar os 92 cv e 12,3 kgfm que gera no modelo fabricado na Tailândia. O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, junto com um gerador responsável por recuperar a energia das desacelerações e acumular na bateria com modestos 0,7 kWh instalada sob os bancos traseiros. A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, mas seu desempenho será beneficiado pelo torque imediato do motor elétrico.
Uma diferença importante é que, pelo menos na Ásia, o Yaris Cross híbrido tem tanque com apenas 36 litros e as demais versões, 42 litros. Não surpreende: o consumo do Yaris Cross híbrido chega aos 30 km/l na Tailândia.
Equipamentos e preços do Toyota Yaris Cross
Na Tailândia e em outros mercados para onde é exportado, o Toyota Yaris Cross tem seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e pode ter sistema pré-colisão, faróis full-led com facho alto automático, assistente de permanência e centralização em faixa, piloto automático adaptativo, lanternas de led e rodas de liga leve aro 18.
Por dentro, ainda tem quadro de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e até freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.
Para cumprir a meta de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa custar menos que os R$ 188.590 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Mas a expectativa é por um preço inicial ao redor dos R$ 140.000 para o 1.5 e R$ 160.000 para o híbrido – bem na faixa de preço dos Honda HR-V com motor 1.5 aspirado de 126 cv. A briga será boa.