Enquanto a Renault e a Dacia estão apresentando a nova geração do Duster na Europa, com direito até a motorização híbrida. Por aqui, passaremos a ter o Duster Plus 2024, o que significa que o SUV está prestes de ter uma versão repaginada com mais equipamentos de série. Mas preços, novos equipamentos e visual já foram antecipados.
A grande novidade do Renault Duster Plus é a presença de seis airbags como equipamento de série em todas as versões – até hoje, só tinha dois airbags. O que também vai ganhar um “plus” é o preço, com o modelo partindo dos R$ 122.290, de acordo com o Autos Segredos, quase R$ 4.000 mais caro do que o anterior.
O que não muda são as versões e mecânicas disponíveis. A versões de entrada ainda serão as Intense Plus, sendo a mais básica equipada com motor 1.6 aspirado de 118 cv e 15,9 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Um degrau acima, temos a Intense CVT, que, como o nome sugere, ganha o câmbio automático CVT que simula seis marchas.
De fábrica, todos os Duster 2024 são equipados com seis airbags, faróis de LED, quatro portas USB, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, central multimídia de 8’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de estabilidade e tração, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 16’’ e retrovisores externos com ajustes elétricos.
Acima delas estão as versões Iconic Plus. A primeira repete o motor 1.6 com câmbio automático, porém a topo de linha é equipada com o já conhecido 1.3 TCe, motor turbo de 170 cv e 27,5 kgfm, também acoplado ao câmbio CVT.
Ambas recebem o mesmo pacote de equipamentos, que acrescenta rodas de liga leve 17’’ (novidade para 2024), carregador de celular por indução, câmera de 360°,assistente frenagem de emergência, ar-condicionado digital automático, retrovisores externos em preto brilhante, sensor de ponto cego, chave presencial e acendimento automático dos faróis.
Por fora, o que mais mudou no Duster foram os faróis de led com DLRs. Agora, eles têm um novo desenho em forma de Y deitado, que aproxima mais o SUV com seu irmão europeu. As lanternas traseiras também receberam o mesmo padrão visual.
Fora isso, a grade foi escurecida e agora é em preto brilhante e, para as versões topo de linha, há detalhes em laranja na dianteira, no rack de teto e nos grafismos laterais.
O Duster Iconic Plus manual custará a partir de R$ 122.290, enquanto a versão com câmbio automático sairá por R$ 131.190. Já a Iconic 1.6 será vendida por R$ 139.890 e a Iconic 1.3 Tubo terá preço inicial de R$ 153.890.
Versão | Preço atual | Preço 2024 |
Duster Intense 1.6 MT | R$ 118.690 | R$ 122.290 |
Duster Intense 1.6 CVT | R$ 127.590 | R$ 131.190 |
Duster Iconic 1.6 CVT | R$ 134.990 | R$ 139.890 |
Duster Iconic 1.3 CVT | R$ 148.990 | R$ 153.890 |
Há informações que algumas unidades do Duster 2024 já estão chegando aos concessionários, então é bem provável que a Renault faça o anúncio oficial em breve. O Duster Plus não durará muito e, ao que tudo indica, a nova geração deve estrear por aqui pelo menos até o final de 2025. Logo após, o novo SUV cupê que vai estrear a plataforma CMF-B nas linhas de produção nacionais.