Renault confirma Kardian como novo SUV nacional com mecânica inédita
Novo SUV compacto da Renault será apresentado em outubro com nova plataforma e motor 1.0 turbo inédito no Brasil
A Renault confirmou, após muita espera, que seu novo e inédito SUV compacto será chamado Kardian, conforme antecipado por QUATRO RODAS. O Renault Kardian já tem data de apresentação global confirmada: será em 25 de outubro, no Brasil.
Junto com um teaser, a Renault divulgou a origem do nome do carro: “ele evoca a proteção e a robustez de um “guardian”, enquanto o som ‘Cardio’ se alinha com valores de dinamismo e prazer de dirigir”. A escolha pela inicial “K”, por sua vez, se deu para complementar a linha global da marca, que já tem Kwid, Kadjar, Koleos, Kiger e Kangoo.
Por mais que seja global, o Renault Kardian foi concebido no Brasil aproveitando plataforma e alguns componentes de outros modelos globais. Ele será produzido em São José dos Pinhais (PR), aproveitando o iminente fim da produção dos Renault Logan, Sandero e Captur.
Até o momento, a Renault não apresentou muitos detalhes oficiais do novo carro, mas deixou algumas informações no ar, especialmente sobre sua plataforma, a CMF-B. É a mesma base das novas gerações do Renault Clio e do Dacia Sandero, quem lhe empresta grande parte do chassi, desde a cabine ao formato das portas.
A mecânica também é inédita. O Kardian estreará no Brasil um novo motor 1.0 TCe, turbo com injeção direta flex, especial para rivalizar SUVs como Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. O motor TCe já é utilizado na Europa em modelos como Sandero e Captur. Ele terá algo ao redor dos 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, combinados a um câmbio DCT, de dupla embreagem a seco, com seis marchas exclusivo para a América Latina. O motor ainda terá sistema start-stop.
As versões mais caras terão quadro de instrumentos digital (nos de entrada, será analógico), ar-condicionado automático e digital, faróis e lanternas de led e até sistemas semiautônomos, como frenagem de emergência, assistente de faixa e piloto automático adaptativo (ACC), tudo isso deixará o Renault Kardian bem alinhado com o VW Nivus. Mas as versões menos completas serão direcionadas ao Fiat Pulse.
Atuando na faixa de preço entre os R$ 110.000 e R$ 150.000, o Renault Kardian ainda terá como rivais os Nissan Kicks e Chevrolet Tracker, Nissan Creta e Jeep Renegade. O grande espaço interno e o porta-malas amplo, heranças do novo Sandero, serão trunfos do SUV da Renault neste segmento.
–O Renault Kardian consumiu um investimento de cerca de R$ 2 bilhões na fábrica paranaense reflete o desejo de a Renault se reposicionar no mercado brasileiro. A ideia é oferecer carros no mesmo patamar tecnológico encontrado na Europa.
O CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, até insinuou, há pouco tempo, a possibilidade de mais carros chegarem ao Brasil. Entre eles o SUV Bigster, que chegaria para brigar com Jeep Compass na categoria de SUVs médios. Além disso, declarou que o Kardian já chegará com sua mecânica pronta para ser eletrificada futuramente.