Vendido no Brasil desde 2018, o Peugeot 3008 está fora de linha no país, pelo menos por enquanto: o SUV médio com motor 1.6 THP deixou de ser vendido à espera da chegada do e-3008, sua nova geração com mecânica elétrica.
A versão a combustão havia sido reestilizada em 2021, mas sempre teve presença discreta. Basta ver que apenas 42 unidades do Peugeot 3008 foram emplacadas no Brasil de janeiro a agosto deste ano. Era apenas o restinho do estoque de um modelo.
O Peugeot 3008 se destacava pelo design e equipamentos como bancos reclináveis e com massagem. Além disso, era um dos poucos mercados onde o SUV ainda era vendido com o motor 1.6 THP de 165 cv combinado com câmbio automático de seis marchas. Seu último preço de tabela foi R$ 266.490.
Quem virá ao Brasil será o novíssimo Peugeot e-3008, um SUV cupê elétrico responsável por lançar a nova plataforma STLA Medium da Stellantis. O modelo está disponível na Europa desde fevereiro e tem lançamento no Brasil esperado para 2025.
Já com a nova linguagem visual da marca, o e-3008 tem as características garras de leão de leds sob os faróis, bem como uma grande grade e um friso com a escrita “3008”. O SUV, claro, já está equipado com o novo logotipo da Peugeot. Além disso, há faróis em led afilados, grandes rodas com visual inédito, pintura em dois tons e muitos vincos.
A traseira tem como principal destaque a carroceria com caimento “fastback”, que termina com um aereofólio integrado. Há também lanternas com assinatura de três garras, que são interligadas por uma barra preta com a escrita “Peugeot”.
Mais tecnológico e também ficou maior, com 4,5 m de comprimento. Além disso, a distância entre-eixos cresceu 64 mm em relação a geração passada, chegando a 2,74 m. Isso é bom para o espaço na cabine, que estreia a mais recente evolução do i-Cockpit, que se destaca pela tela de 21 polegadas, que serve tanto para o quadro de instrumentos como para a central multimídia.
O modelo também está equipado com um pacote completo de assistência ao motorista. Isso inclui piloto automático adaptativo, assistentes de permanência e troca de faixa, detector e fadiga, sensor de ponto cego com alcance de até 75 metros, controle de descida e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas que funciona em velocidades de até 140 km/h.
Apesar do ar de esportividade em seu visual, o Peugeot e-3008 não possui números de desempenho extraordinários, já que o principal foco do SUV é a autonomia.
O Peugeot e-3008 tem três versões na Europa. A mais básica (já testada por QUATRO RODAS), é chamada de Eletric 210 e, como o nome sugere, tem motor elétrico dianteiro de 210 cv e 35 kgfm. A bateria é de 73 kWh de capacidade, o que disponibiliza ao carro 525 km de alcance com apenas uma carga. Nessa variante, o 0 a 100 km/h é de 8,7 segundos, de acordo com a Peugeot.
Os nomes das versões seguem de acordo com a potência. Portanto, a variante intermediária Eletric 230 Long Range segue apenas com um motor elétrico dianteiro, mas com 20 cv de potência e o mesmo torque. O destaque é para a grande bateria de 98 kWh, que entrega uma autonomia de 700 km com apenas uma carga. Apesar da maior potência, por ser mais pesado, o 230 vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
No topo da linha está o Eletric 320. Esta é a única versão com tração integral, já que recebe um segundo motor elétrico de 110 cv e 17 kgfm no eixo traseiro, que, combinado ao motor dianteiro, geram juntos 320 cv de potência. Tem a mesma bateria e 525 km de autonomia da variante mais básica. Porém, o desempenho é de 6,7 s no 0 a 100 km/h.
O novo Peugeot e-2008 parte na Europa de € 46.150, ou R$ 285.500 na conversão direta. Ainda não se sabe qual configuração chegará ao Brasil, mas, independente disso, é bem provável que custará mais de R$ 300.000.
Versões híbridas
Ainda existem duas versões híbridas do novo Peugeot 3008 na Europa. A primeira é um híbrido leve, com motor 1.2 de 136 cv de potência. A segunda variante, 3008 GT, TEM sistema híbrido plug-in, com motor 1.6 gerando 195 cv de potência.
A versão menos potente parte hoje dos R$ 215.000 na conversão direta. Já a variante plug-in mais cara custa cerca de R$ 304.000 na Europa. Por um preço justo, seriam boas opções para o mercado brasileiro.