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Peugeot 3008 sai de linha à espera da nova geração elétrica no Brasil

Com apenas 42 unidades vendidas em 2024, antigo 3008 sai de linha no Brasil mas terá versão elétrica importada em 2025

Por Lucas Parente
Atualizado em 9 set 2024, 14h31 - Publicado em 9 set 2024, 14h29
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  • Vendido no Brasil desde 2018, o Peugeot 3008 está fora de linha no país, pelo menos por enquanto: o SUV médio com motor 1.6 THP deixou de ser vendido à espera da chegada do e-3008, sua nova geração com mecânica elétrica.

    A versão a combustão havia sido reestilizada em 2021, mas sempre teve presença discreta. Basta ver que apenas 42 unidades do Peugeot 3008 foram emplacadas no Brasil de janeiro a agosto deste ano. Era apenas o restinho do estoque de um modelo.

    Peugeot 3008
    Peugeot 3008 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Peugeot 3008 se destacava pelo design e equipamentos como bancos reclináveis e com massagem. Além disso, era um dos poucos mercados onde o SUV ainda era vendido com o motor 1.6 THP de 165 cv combinado com câmbio automático de seis marchas. Seu último preço de tabela foi R$ 266.490.

    Peugeot 3008
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quem virá ao Brasil será o novíssimo Peugeot e-3008, um SUV cupê elétrico responsável por lançar a nova plataforma STLA Medium da Stellantis. O modelo está disponível na Europa desde fevereiro e tem lançamento no Brasil esperado para 2025.

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    peugeot e-3008
    (Divulgação/Peugeot)

    Já com a nova linguagem visual da marca, o e-3008 tem as características garras de leão de leds sob os faróis, bem como uma grande grade e um friso com a escrita “3008”. O SUV, claro, já está equipado com o novo logotipo da Peugeot. Além disso, há faróis em led afilados, grandes rodas com visual inédito, pintura em dois tons e muitos vincos.

    A traseira tem como principal destaque a carroceria com caimento “fastback”, que termina com um aereofólio integrado. Há também lanternas com assinatura de três garras, que são interligadas por uma barra preta com a escrita “Peugeot”.

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    peugeot e-3008

    Mais tecnológico e também ficou maior, com 4,5 m de comprimento. Além disso, a distância entre-eixos cresceu 64 mm em relação a geração passada, chegando a 2,74 m. Isso é bom para o espaço na cabine, que estreia a mais recente evolução do i-Cockpit, que se destaca pela tela de 21 polegadas, que serve tanto para o quadro de instrumentos como para a central multimídia.

     

    peugeot e-3008
    (Divulgação/Peugeot)

    O modelo também está equipado com um pacote completo de assistência ao motorista. Isso inclui piloto automático adaptativo, assistentes de permanência e troca de faixa, detector e fadiga, sensor de ponto cego com alcance de até 75 metros, controle de descida e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas que funciona em velocidades de até 140 km/h.

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    Apesar do ar de esportividade em seu visual, o Peugeot e-3008 não possui números de desempenho extraordinários, já que o principal foco do SUV é a autonomia.

    peugeot e-3008

    O Peugeot e-3008 tem três versões na Europa. A mais básica (já testada por QUATRO RODAS), é chamada de Eletric 210 e, como o nome sugere, tem motor elétrico dianteiro de 210 cv e 35 kgfm. A bateria é de 73 kWh de capacidade, o que disponibiliza ao carro 525 km de alcance com apenas uma carga. Nessa variante, o 0 a 100 km/h é de 8,7 segundos, de acordo com a Peugeot.

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    Os nomes das versões seguem de acordo com a potência. Portanto, a variante intermediária Eletric 230 Long Range segue apenas com um motor elétrico dianteiro, mas com 20 cv de potência e o mesmo torque. O destaque é para a grande bateria de 98 kWh, que entrega uma autonomia de 700 km com apenas uma carga. Apesar da maior potência, por ser mais pesado, o 230 vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

    Peugeot e-3008
    (Divulgação/Peugeot)

    No topo da linha está o Eletric 320. Esta é a única versão com tração integral, já que recebe um segundo motor elétrico de 110 cv e 17 kgfm no eixo traseiro, que, combinado ao motor dianteiro, geram juntos 320 cv de potência. Tem a mesma bateria e 525 km de autonomia da variante mais básica. Porém, o desempenho é de 6,7 s no 0 a 100 km/h.

    O novo Peugeot e-2008 parte na Europa de 46.150, ou R$ 285.500 na conversão direta. Ainda não se sabe qual configuração chegará ao Brasil, mas, independente disso, é bem provável que custará mais de R$ 300.000. 

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    Versões híbridas

    Ainda existem duas versões híbridas do novo Peugeot 3008 na Europa. A primeira é um híbrido leve, com motor 1.2 de 136 cv de potência. A segunda variante, 3008 GT, TEM sistema híbrido plug-in, com motor 1.6 gerando 195 cv de potência.

    Peugeot 3008 Hybrid
    (Divulgação/Peugeot)

    A versão menos potente parte hoje dos R$ 215.000 na conversão direta. Já a variante plug-in mais cara custa cerca de R$ 304.000 na Europa. Por um preço justo, seriam boas opções para o mercado brasileiro.

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