Novo Peugeot 2008 estreia no meio do ano como resposta ao Kardian
Linha 2025 do Peugeot 2008 está prevista para o segundo semestre com três versões e preços que ficarão alinhados aos do Renault Kardian
A Stellantis vem acelerando os testes de rodagem da nova Peugeot 2008 no Brasil, que começou a aparecer com mais frequência em São Paulo e Minas Gerais. O carro flagrado pelo leitor Fabio Abreu, por sinal, circulava por Belo Horizonte (MG).
O que é notável é que já se trada de um carro pré-série, com carroceria definitiva e que também é usado para definição do processo de montagem enquanto encara sua fase final de desenvolvimento. Mas a data de lançamento do novo Peugeot 2008 no Brasil será mais tarde do que se esperava.
Agora o SUV compacto será fabricado na Argentina junto com o Peugeot 208, com quem compartilha a plataforma. Meses atrás, um planejamento de produção da fábrica vazado revelou que a produção de que as primeiras 30 unidades pré-série do novo 2008 seriam montadas em janeiro, ganhando ritmo mês a mês. Em maio já serão 2.400 unidades.
Contudo, embora a produção seja na Argentina, uma parte importante do desenvolvimento (e da adaptação do projeto para o mercado local) é feita em Betim (MG). A importação dos protótipos pode atrasar as coisas.
O próprio processo de importação pode ser o responsável pelo lançamento do Peugeot 2008 2025 ter ficado para agosto, de acordo com o site Autos Segredos – quando a produção planejada será de 3.238 carros pelo segundo mês seguido. A empresa projeta a produção de 25.592 unidades do novo 2008 ao longo de 2024.
Motor do novo Peugeot 2008
O Peugeot 2008 ficará idêntico ao modelo europeu, que já estreou sua reestilização de meia-vida – o que deixou o e-2008, elétrico, defasado no Brasil. O destaque é para as novas luzes diurnas de leds e o para-choque dianteiro redesenhados. Por outro lado, a mecânica será completamente diferente do carro europeu.
Comparado ao antigo Peugeot 2008, fabricado no Brasil e que só tem unidades 2024/2024 da versão Griffe THP (R$ 134.990), a nova geração tem um bom ganho de dimensões. São 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,55 m de altura e um entre-eixos de 2,60 m. São 14 cm a mais no comprimento e 6 a mais no entre-eixos.
Assim como o 208, o novo 2008 2025 usará o motor T200, o 1.0 turbo flex que rende 130 cv e 20,4 kgfm, acoplado ao câmbio CVT. Será o único motor das três versões que já foram homologadas: Active, Allure e GT, exatamente as mesmas que existem na Europa.
Tanto pelas dimensões quanto pela motorização, o Peugeot 2008 2025 ficará muito próximo do Renault Kardian, que será lançado em meados de março. A distribuição dos equipamentos entre as versões também vai garantir uma rivalidade importante entre os dois carros de origem francesa.
Mais para a frente, o novo SUV compacto da Peugeot ainda terá versões híbridas-leve. O Peugeot 2008 MHEV combinará o motor 1.0 turbo a um motor-gerador elétrico de 48V para ajudar a reduzir o consumo, como parte do programa Bio-Hybrid. O Renault Kardian também está sendo desenvolvido para estar pronto para ser híbrido-leve no futuro.
Versões e preços do Peugeot 2008 2025
O Autos Segredos antecipou os equipamentos de cada uma das versões do novo Peugeot 2008.
O Peugeot 2008 Active 2025 terá rodas de liga leve e faróis Full LED, mas quadro de instrumentos analógico e bancos em tecido, enquanto volantes e manopla da alavanca de câmbio serão revestidos em couro. Seis airbags, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas são de série. Na Europa, esta versão nem sequer tem barras longitudinais no teto ou adereços cromados na carroceria.
O Peugeot 2008 Allure 2025 somaria chave presencial, carregador sem fio para smartphone, rodas diamantadas, câmera de ré, ponteira de escape cromada, luz diurna de led, quadro de instrumentos digital 3D, bancos de material sintético e teto solar panorâmico.
No topo de linha, o Peugeot 2008 GT 2025, haverá couro também nas portas e no apoio de braço para o motorista, além de sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada, Peugeot Driver Assist, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.
A intenção da Stellantis é posicionar o Peugeot 2008 2025 como um carro mais sofisticado e completo que os Fiat Pulse e Fastback. A tendência é que o SUV compacto tenha preço inicial ao redor dos R$ 130.000, mais ou menos a faixa de preço esperada para o Renault Kardian – mas este ainda terá opção de câmbio manual.