Depois de iniciar seus testes na Argentina, a “nova” Volkswagen Amarok já roda em testes no Brasil. O motivo das aspas é que, apesar de a camuflagem esconder um novo visual, esta ainda será a velha Amarok que conhecemos desde 2010. Não se trata da nova geração fabricada exclusivamente na África do Sul e vendida na Europa, no Oriente Médio e na Oceania.
Ou seja, a Amarok vai ganhar apenas um banho de loja em 2024 aproveitando o mesmo chassi. Isso significa que ela vai manter o motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv, que até agora não foi superado por nenhuma outra picape média ou intermediária em termos de potência.
Já na aparência, não estranhe se acha que a Amarok está ficando parecida com a nova Saveiro, que também ganhou um facelift recentemente. A proposta da repaginada das duas é a mesma: se aproximar da Amarok de segunda geração e, por isso, elas trazem elementos semelhantes.
Nas novas fotos, feitas pelo leitor Marcelo Barbosa, em São Paulo, podemos ver um pouco mais da traseira da Amarok reestilizada. Ao que parece, as lanternas têm formato retangular e vertical, mais próximo do modelo vendido atualmente no Brasil e com desenhos que parecem se assemelhar aos da Saveiro.
Outro detalhe interessante é que foram flagradas duas versões diferentes e a principal diferença está no design das rodas. A primeira unidade tem rodas bem simples, com cinco raios e cor cinza, típico de versões de entrada. Já o segundo modelo tem rodas mais estilizadas na cor preta e parece ter um raio maior.
Na dianteira, temos mais algumas semelhanças entre a Saveiro e a Amarok. Mesmo com o disfarce, é possível notar que a Amarok terá alterações nos faróis e grade. O conjunto óptico ficará mais afilado, uma característica apresentada na sua segunda geração. Quanto a grade, recebe elementos para ficar mais vertical, algo que também vimos na Saveiro.
Ainda não é confirmado, mas o grande destaque desta atualização da VW Amarok ficará por conta da tecnológia. Não vai ser dessa vez que ela ganhará a central multimídia vertical da segunda geração, mas espera-se que ela tenha a mesma VW Play de 10,1’’ do Taos e do novo Virtus, além de um quadro de instrumentos digital e um novo volante.
Em conteúdo é esperado que a nova picape tenha em todas as versões mais que seis airbags e também tecnologias de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, sensor de mudança de faixa, sensor de mudança de faixa, sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência – que inexistem no modelo atual.