Jetour e Soueast são mais marcas da Chery que estão chegando ao Brasil
As duas marcas serão comandadas por mais uma operação independente da Chery Global, sendo que uma tem vocação urbana e outra foca no off-road

O Grupo Chery está vindo em peso ao Brasil. Ainda que a operação da marca Chery esteja nas mãos da CAOA, o grupo chines tem 11 marcas ao todo (como iCar, Exeed, Rely, Luxeed e Karry) e já trouxe as marcas as Omoda e Jaecoo ao Brasil de forma independente. A Exeed está cotada para o Brasil desde 2018, mas quem já está a caminho do Brasil são a Jetour e a Soueast.
A Soueast é uma marca fundada em 1995 e que até 2021 teve participação da Mitsubishi em seu negócio. A marca foi comprada pela Chery em abril de 2024 e já opera em mercados como Uzbequistão, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Catar. O mais curioso é que todos os seus modelos, S06, S07 e S09, são variações de carros vendidos pela Jetour que, aliás, em sua maioria são os modelos da linha Chery Tiggo com frente e traseira diferentes.

De acordo com o Autos Segredos, a Chery está estabelecendo uma operação à parte no Brasil para cuidar da Jetour e da Soueast. Estão, inclusive, recrutando um diretor para a operação brasileira.

Quem está em testes no Brasil, de acordo com o Autos Segredos, é o Soueast S06. Ele tem 4,61 m de comprimento, 2.72 m de entre-eixos, 1,91 m de largura e 1,69 de altura, sendo um SUV médio de cinco lugares com o mesmo entre-eixos de um Tiggo 8 Pro. O motor é o 1.6 turbo a gasolina que nos Chery gera 187 cv, também combinado com o câmbio de dupla embreagem com seis marchas. Ainda não existe um Soueast híbrido e essa será uma importante diferenciação para os Omoda e Jaecoo – sempre híbridos ou elétricos.

A Jetour, no entanto, traria ao Brasil seus SUVs com vocação mais off-road. Já foram flagrados no Brasil os SUVs T1 e T2, ambos com as típicas linhas quadradas dos SUVs tradicionais, porte grande e possibilidade de motorização híbrida.

O Jetour T1 tem 4,70 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,84 m de altura e tem entre-eixos de 2,81 m. Pode ser equipado tanto com um motor 1.5 turbo de 170 cv e 27,8 kgfm ou 2.0 turbo de 245 cv e 38 kgfm com cÂmbio DCT de sete marchas ou automático de oito marchas para o 2.0, que tem tração 4×4. Mas também existe uma versão híbrida plug-in com motor 1.5 turbo de 156 cv e um motor elétrico dianteiro de 204 cv, alimentado por uma bateria de 26,7 kWh.

O Jetour T2 também É conhecido como Jetour Traveller e tem design mais parecido com o de um Defender, com direito a estepe pendurado na tampa do porta-malas. Só não é tão maior que o T1: o T2 tem 4,78 m de comprimento, 2 m de largura, 1,88 m de altura e entre-eixos de 2,80 m.

As mecânicas mais compatíveis com a proposta do T2 são composta pelo motor 2.0 turbo de 254 cv e 40 kgfm com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4, ou uma versão hibrida plug-in com motor 1.5 turbo de 156 cv e mais três motores elétricos que ajudam a somar 462 cv e 71 kgfm. A bateria tem 43,2 kWh. Mas há versões 1.5 e 2.0 turbo apenas com tração dianteira.
