Dessa vez foi rápido. O Toyota Yaris Cross foi apresentado na Indonésia em meados de maio e já está rodando em testes no Brasil. A confirmação vem do flagrante feito pelo leitor Guilherme Guz em São Paulo nesta quinta-feira (1°): o futuro SUV compacto, ainda camuflado, surgiu acompanhado de duas unidades do Yaris hatch. Os carros já têm direção à esquerda.
O ritmo precisa ser acelerado. O novo Toyota Yaris Cross será lançado no Brasil em 2024 como uma alternativa híbrida no segmento dos SUVs compactos, portanto, abaixo do Toyota Corolla Cross.
O investimento que viabiliza a produção nacional do novo SUV foi anunciado no final de abril, antes mesmo do carro ser conhecido. O R$ 1,7 bilhão será destinado à fábrica de automóveis de Sorocaba e à fábrica de motores de Porto Feliz, além de contemplar uma futura atualização no conjunto mecânico dos Corolla e Corolla Cross híbridos fabricados no Brasil.
A intenção da Toyota é ter o carro híbrido pleno (HEV) mais barato do Brasil. Ou seja, ter um híbrido capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e que dispensa carregadores externos.
Com ele a Toyota terá um SUV híbrido mais barato que o Toyota Corolla ou que o Corolla Cross. Não existe ainda um SUV compacto híbrido à venda no Brasil, apenas híbrido leve – que não consegue rodar só com o motor elétrico.
Um dos segredos para a redução do preço será a nacionalização de parte do conjunto mecânico, o que ajudará a aumentar a capacidade produtiva para, inclusive, exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.
Motores do Yaris Cross 2024
O Toyota Yaris Cross nacional seguirá a estratégia do carro vendido na Indonésia, oferecendo o motor 1.5 Dual VVT-i Flex do Yaris hatch, que hoje tem até 110 cv e 14,9 kgfm, com câmbio CVT com simulação de sete marchas nas versões de entrada.
Já a versão híbrida combinará um motor 1.5 de ciclo Atkinson e flex também a ser produzido na fábrica de Porto Feliz (SP) com o câmbio que integra um motor elétrico e emula o comportamento de câmbio CVT. O câmbio, bem como a bateria (dessa vez de íons de lítio, e não de níquel-hidreto metálico, como nos Corolla), seriam importados. Corolla e Corolla Cross têm toda a mecânica importada do Japão.
Na Indonésia, o Yaris Cross Hybrid tem motor 1.5 Atkinson a gasolina com 91 cv e 12,3 kgfm e o motor elétrico garante mais 80 cv e 14,4 kgfm. Os dois juntos geram uma potência combinada de 112 cv.
Para se distanciarem, os Corolla e Corolla Cross híbridos (que hoje têm 122 cv) terão sua mecânica atualizada para entregar algo perto dos 140 cv combinados.
Como é o Toyota Yaris Cross?
O novo SUV compacto é baseado na nova plataforma DNGA, a mesma da nova geração do Toyota Yaris para mercados asiáticos (exceto o do Japão). Essa é uma plataforma desenvolvida pela Daihatsu, o que explica que a plaqueta dos carros apresentados na Indonésia tenham a inscrição “Desenvolvido pela Daihatsu”. Também explica o fato de o projeto ser tratado como Daihatsu também no Brasil, pelo menos desde 2019.
As dimensões ficam em 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,61 de altura. São dimensões muito próximas dos Nissan Kicks, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker vendidos hoje no Brasil.
Na cabine, o SUV compacto tem telas de 10,1’’ para a central multimídia e de 7’’ para o quadro de instrumentos. Outros itens presentes no Yaris Cross são teto solar panorâmico, iluminação ambiente,, porta-malas com abertura elétrica e carregador sem fio para smartphones.
Ainda estão disponíveis equipamentos como freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e monitor de pontos cegos.
Quando o Toyota Yaris Cross chega ao Brasil?
O SUV compacto tem sua produção no Brasil confirmada desde 2021. A Toyota confirmou o lançamento do Yaris Cross no Brasil para dezembro de 2024. Será híbrido desde o lançamento.