Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota Yaris Cross é lançado na Indonésia e adianta o que teremos em 2024

SUV misterioso é esperado para 2024 no Brasil e, ao que tudo indica, ele será semelhante ao Yaris Cross lançado na Indonésia

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 Maio 2023, 19h00 - Publicado em 15 Maio 2023, 16h58

A Toyota ainda não confirmou, mas é muito provável que o seu próximo SUV híbrido no Brasil seja o Yaris Cross. Mas não o europeu: ao que tudo indica, teremos outro modelo de mesmo nome, mais parecido com a versão que foi apresentada hoje (15) na Indonésia.

 

A primeira e principal diferença entre eles está na plataforma. Enquanto o Yaris Cross da Europa é feito sobre a arquitetura TNGA, o indonésio é baseado na DNGA, a mesma que do SUV misterioso que será montado em Sorocaba (SP). Com isso, ele ganha 13 cm a mais de comprimento, totalizando 4,31. Vale ressaltar o entre-eixos de 2,62 m, 2 cm menor do que o do Corolla Cross nacional e 3 cm menor que o do Volkswagen T-Cross. Outras medidas incluem 1,77 m de largura e 1,61 de altura

Toyota Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

Talvez isso explica o porquê da Toyota se mostrar tão orgulhosa do interior do seu produto. De acordo com a montadora, o espaço interno é bom e se compara ao de utilitários posicionados em um segmento acima. A montadora também afirma que o porta-malas é o maior da categoria, graças às baterias, que são montadas sob o banco traseiro, beneficiando o espaço do bagageiro.

Toyota Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

No design, o modelo indonésio também é diferente. Faróis e grade são semelhantes aos do RAV4. Essa última ainda ganha uma moldura parcial cinza, muito semelhante ao do Highlander.

Na traseira, as luzes são novas. O conjunto óptico é separado e se assemelha um pouco ao do Highlander, mas as lanternas têm uma ponta que avança em direção às rodas.

Continua após a publicidade

 

 

Pelas imagens, o painel parece ter material de toque macio e um volante revestido em couro. As telas são de 10,1’’ para a central multimídia e de 7’’ para o quadro de instrumentos. Outros itens presentes no Yaris Cross são teto solar panorâmico, iluminação ambiente, pacote completo de assistência ao motorista (Toyota Safety Sense), porta-malas com abertura elétrica e carregador de celular sem fio.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

Outra característica que coloca o Yaris Cross da Indonésia próximo ao SUV nacional, que será lançado em 2024, é o conjunto mecânico. Assim como foi anunciado por aqui, o modelo asiático também estará disponível em versões a combustão e híbridas.

Toyota Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

A versão a combustão traz motor quatro cilindros 1.5 Dual VVT-i de 106 cv e 14,0 kgfm. Ele pode estar acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas ou CVT, com tração dianteira.

Continua após a publicidade

Já o modelo híbrido leve traz um motor 1.5 de 91 cv e 12,33 kgfm auxiliado por um outro motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Os dois juntos geram uma potência combinada de 112 cv . O câmbio para essa versão é exclusivamente CVT e a tração também é dianteira.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

Preços e outras especificações mais detalhadas serão reveladas posteriormente, mais próximo da data de lançamento, que ainda não foi revelada. O Yaris Cross da Indonésia será exportado para outros países que também serão revelados futuramente.

Toyota Yaris Cross
(Divulgação/Toyota)

Quanto ao Yaris Cross brasileiro, a Toyota ainda não deu muitas informações e nem sequer confirmou se realmente será ele o modelo fabricado no Brasil em 2024 — mas tudo indica que sim. Até agora, além da estimativa para o início da produção, também sabemos que ele marcará a estreia da plataforma DNGA, que é uma versão simplificada da TNGA voltada para países mais pobres, como Brasil e Indonésia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.