Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford F-150 2024 tem novo visual e pode vir ao Brasil em versão híbrida

Mais do que visual renovado, Ford F-150 2024 aposta em tecnologia embarcada e sucesso de versões híbridas, que a marca considera interessantes para o Brasil

Por Eduardo Passos, de Detroit (Estados Unidos)
Atualizado em 13 set 2023, 17h22 - Publicado em 13 set 2023, 16h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Ford F-150 é, há décadas, o veículo mais vendido dos Estados Unidos. A fim de manter essa hegemonia, a Ford sabe que precisa priorizar a eletrificação e, por isso, além da reestilização e novidades tecnológicas, a F-150 2024 estreia com prioridade para versões híbridas — e isso pode impactar diretamente o Brasil (leia mais abaixo).

    A nova F-150 foi apresentada ao público com festa em Detroit, Michigan, que sedia nesta semana a edição anual de seu tradicional salão. Entretanto, notar o que muda na versão que chega às ruas norte-americanas no início do ano que vem não é tão fácil assim.

    Dianteira da Ford F-150 Platinum 2024
    Dianteira da Ford F-150 Platinum 2024 (Divulgação/Ford)

    Em termos estéticos, a dianteira da picape mudou com mais ênfase na sua grade. Se antes a entrada de ar das versões mais caras (como a Platinum vendida no mercado brasileiro) predominava cortada por uma régua cromada, o estilo se inverteu. As barras cromadas ganham espaço, com um elemento central maior acompanhado de filetes acima e abaixo.

    Compartilhe essa matéria via:

    Os faróis também estão diferentes, e as DRLs em forma de letra C dão lugar a duas tiras de leds levemente separadas. As setas estão na lateral do conjunto óptico e o para-choque está levemente alterado. Na traseira, a mudança fica mais destacada pela nova assinatura das lanternas, cujas luzes vermelhas ocupam quase toda a peça e possuem destaques luminosos que invadem a lateral da carroceria.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Automação veicular

    Em linhas gerais, o painel da F-150 se mantém inalterado, mas a Ford equipou sua fullsize com central multimídia de 12″ em todas as versões. Antes exclusiva dos modelos mais caros, a tela é maior e tem maior qualidade de imagem e resposta ao toque, além de trazer sistema operacional Sync 4 com opções de inteligência artificial e comandos de voz, por exemplo.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)

    Em termos tecnológicos, destacam-se estreias como o head-up display e o BlueCruise 1.2. Esse último é o piloto automático da Ford, que permite condução sem mãos no volante em rodovias.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)

    Além de manter a caminhonete centralizada na via, o BlueCruise é capaz de trocar de faixa automaticamente e se adapta à existência de reboques, entre outros aspectos. Na estrada, é possível ligá-lo e soltar o volante por longos períodos.

    Continua após a publicidade
    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)

    A marca também enfatiza a tampa da caçamba, agora com opção de abertura que não utiliza toda sua largura disponível. Tal opção facilita o acesso quando há trailers acoplados, por exemplo, e vem acompanhada de um degrau de acesso mais ergonômico. A opção de abri-la completamente, claro, segue disponível.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)

    Foco nos híbridos

    A Ford destacou que pretende aumentar bastante a parcela de venda da F-150 híbrida, com planos de torná-la o híbrido mais vendido dos EUA. Essa variante conta com motor V6 3.5 turbo que, junto ao elétrico, rende 436 cv e 78,8 kgfm.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Além da eletrificação, o câmbio automático de 10 marchas contribui para consumo na casa de 10,2 km/l a gasolina. Mas o grande atrativo fica mesmo com o torque generoso.

    A gama de motores na família segue ampla, incluindo o V8 5.0 vendido no Brasil com 405 cv e 56,7 kgfm. 

    2024 Ford F-150
    Ford F-150 Tremor tem preparo e estética off-road (Divulgação/Ford)

    A variante Tremor, com preparo off-road, tem o V6 3.5 sem motor elétrico e atinge 405 cv e 69,1 kgfm, além do V8 5.0 aspirado com a mesma potência. Dos modelos básicos à superesportiva F-150 Raptor R, opções incluem um 2.7 turbo (329 cv/55,3 kgfm) e um V8 5.2 (710 cv/88,5 kgfm).

    2024 Ford F-150
    Interior da Ford F-150 Tremor (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Mas para que as híbridas se sobressaiam em meio a tantas opções, deve haver cortes significativos no preço e introdução de modelos eletrificados em outros países.

    2024 Ford F-150
    Versões mais baratas tem setas centralizadas no farol e grade mais semelhante à da linha 2023 (Divulgação/Ford)

    Em entrevista coletiva, o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, disse que “sem dúvidas” há espaço para a F-150 híbrida no Brasil. Entretanto, é necessário cautela em quesitos como a adaptação dos carros para a gasolina nacional, misturada com etanol.

    2024 Ford F-150
    (Divulgação/Ford)

    Outro aspecto importante é que, com a provável maior demanda nos EUA, faltariam unidades para exportação. O Brasil já ganhou prioridade no caso da Maverick Hybrid e agora ficaria em posição menos privilegiada na fila de espera da irmã maior.

    Mas tudo parece questão de tempo. “A F-150 veio para ficar. (…) No futuro, à medida que o produto evoluiu vamos adaptando-o ao mercado nacional”, frisou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.