Após um fechamento traumático de sua fábrica na Bahia, em 2021, a Ford diminuiu drasticamente seus lançamentos no mercado nacional. Essa situação deverá mudar nos próximos meses: até o fim de 2023 a marca terá 10 lançamentos no Brasil.
Sete já são conhecidos: a versão híbrida da Maverick, a picape grande F-150 e a nova geração da Ranger fazem o trio de caminhonetes. O furgão E-Transit é um dos elétricos, junto da Transit Chassi e da Transit diesel com câmbio automático no segmento dos comerciais. Por fim, o SUV Mustang Mach-E será outro modelo elétrico à venda.
Dos três nomes que ainda restam ser revelados, um forte candidato é o Mustang Dark Horse, a versão reestilizada do esportivo que já está registrada no Brasil. Outra aposta é o Ford Equator Sport, um SUV médio com motor 1.5 turbo de 170 cv e 26,5 kgfm e câmbio CVT, que sucederia o Territory, lançado no Brasil em 2020.
Ainda que não esteja registrado no país, o utilitário (também de fabricação chinesa, pela parceira JMC) já foi flagrado em testes por aqui diversas vezes. Uma curiosidade é que o novo SUV foi lançado no México justamente com o nome Territory e por lá seu motor é mais potente, um 1.8 turbo de 188 cv com câmbio automático de sete marchas.
Vale esclarecer que existe o Ford Equator, de sete lugares, e o Equator Sport, de cinco. Este tem 4,62 m de comprimento, praticamente o comprimento de um Jeep Compass e pouco maior que o atual Territory. De altura tem 1,75 m e o entre-eixos é de 2,72 m. O Equator maior tem 4,90 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos.
Por dentro, quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, seis airbags, teto panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.
A última vaga para os lançamentos da Ford em 2023, entretanto, é mais passível de especulação: de um lado, a Ford já registrou uma suposta nova linha Thunder para suas picapes. Ao mesmo tempo, há quem aposte na vinda do Bronco “raiz”, rival do Jeep Wrangler nos Estados Unidos.