Há quase um ano, QUATRO RODAS informou com exclusividade que a Fiat Strada seria mais uma a utilizar o motor 1.0 turbo da Stellantis. O três cilindros da família GSE estreou no Pulse, já está no Fastback e, além do Peugeot 208, a picape compacta também o receberá em breve.
Pelo jeito, o incremento mecânico virá junto de uma mudança visual, como indicam os flagras do leitor Giovanni Ferraz. As imagens mostram uma unidade da Strada com camuflagem pesada em boa parte da carroceria no interior de São Paulo.
Novo motor da Strada
Já não é surpresa que a picape da Fiat ganhará o motor 1.0 turbo flex mais potente do Brasil, com 130 cv e 21,4 kgfm. Ao que tudo indica, essa é uma tentativa clara da marca de oferecer uma alternativa que compita com a Chevrolet Montana — equipada com 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm.
Com a alta probabilidade de sucesso da Montana, é natural que a Fiat invista tanto na Strada quanto na Toro, a fim de, em diferentes frentes, conter a rival da GM. Ao mesmo tempo, a Stellantis ainda contará com duas opções no segmento das médias: um rebadge da Peugeot Landtrek e a nova caminhonete da Ram.
Além do motor turbo, a Strada trará câmbio CVT idêntico ao de Pulse e Fastback. O resultado esperado é bastante agilidade na aceleração alinhado a bons números de consumo, que tornariam-na uma opção atrativa no topo da linha.
Visual e mais tecnologia
A unidade camuflada que flagramos parece corresponder à informação do site Motor1 Argentina, que, em conversa com executivos da Fiat, adiantou o lançamento da Strada reestilizada já para 2023.
Será uma atualização leve, com mudanças no para-choque e faróis que não representam uma ruptura em relação à Strada que conhecemos. A fim de conter custos, é improvável que a Fiat realize mudanças em partes como as portas; a presença das espumas, porém, pode sugerir alguma novidade mais superficial, como estribos e adesivos.
Ainda segundo o site argentino, as novas versões trarão mudanças internas. A lógica é que cheguem elementos do interior dos SUVs da Fiat, incluindo a central multimídia flutuante UConnect, quadro de instrumentos digital e recursos como frenagem autônoma de emergência.
A nova Strada tem lançamento esperado para o 3º trimestre.