Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Pulse e Fastback terão motores Firefly híbridos no Brasil

Atuais modelos da Fiat ganharão novos motores, com mais potência e até versões híbridas nos próximos anos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 ago 2023, 01h58 - Publicado em 5 jul 2022, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando o SUV cupê Fiat Fastback for lançado, nos próximos meses, a Stellantis encerrará um ciclo de renovação intensa, das marcas Fiat e Jeep. Nos últimos seis anos, a empresa atualizou, respectivamente, as linhas Strada e Toro, Renegade e Compass. Fiat Pulse e Jeep Commander foram lançados há pouco, mas também são frutos desse mesmo ciclo.

    De agora em diante, porém, as duas marcas precisarão extrair o máximo deste catálogo, já que nos próximos anos a Stellantis investirá pesado em outras das suas cinco divisões (Citroën, Dodge, DS, Peugeot e Ram). O plano, para sustentar os portfólios de Fiat e Jeep, já está traçado e envolve híbridos leves e motores bem mais potentes.

    Fiat Pulse 1.3 CVT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os primeiros híbridos nacionais da Fiat deverão chegar em 2024, quando Pulse e Fastback serão atualizados. A dupla será dois dos setes eletrificados que a Stellantis lançará no Brasil até 2025.

    Ambos seguirão com os motores 1.0 e 1.3 turboflex, mas se tornarão híbridos leves graças ao sistema de 12V que é ligado ao virabrequim. Além de um desempenho mais ágil, a dupla ficará mais econômica e limpa para atender os limites legais de emissões.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

     

    É provável que o Pulse supere números como os do Kia Stonic, que em nosso teste fez, a gasolina, 16,1 km/l na estrada e 13 km/l na cidade. Portanto, o Fiat Pulse 1.0 turbo poderia chegar a 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, com gasolina. Incremento superior a 15% em uma categoria onde isso é muito importante.

    Fiat Fastback
    (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    Isso porque o motor/gerador que substitui o alternador ligado ao virabrequim via correia dentada não apenas dá um fôlego extra quando o motor é exigido, mas também pode permitir desligá-lo em descidas, recuperar energia da frenagem e auxiliar sistemas que eventualmente roubam desempenho do carro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.