Quadrados e com interior simples e funcional. A Fiat vai revisitar estratégias do passado para criar uma nova família de carros compactos globais com bom espaço interno, preço acessível e que poderão ser híbridos ou elétricos. O primeiro deles foi apresentado na Europa como Fiat Grande Panda, mas é fundamental para entender o futuro dos carros da Fiat fabricados no Brasil.
O Grande Panda é um hatch compacto com 3.99 m de comprimento, que acompanha a moda de ter aparência de SUV. A Fiat já trabalha a imagem do modelo como um carro de cinco lugares que poderá servir plenamente uma família em percursos urbanos. Na Europa, terá versões híbrida leve e elétrica, acompanhando a mecânica do Citroën C3 vendido por lá.
Mas este carro muito interessa ao Brasil. Embora esteja previsto para chegar ao Oriente Médio e à África antes, o Grande Panda no mínimo antecipa bastante do substituto os Mobi e Argo, que será fabricado no Brasil a partir de 2026 – quando três modelos da nova família já terão sido lançados na Europa.
Esse prazo maior é necessário para adaptar a fábrica de Betim (MG) à plataforma ‘Smart Car’, novo nome da plataforma CMP dos Peugeot 208 e Citroën C3 e Aircross. Essa base, criada na época da PSA Peugeot Citroën, se tornou o novo padrão para todos os carros compactos da Stellantis por servir a carros a combustão, híbridos e elétricos.
Essa atualização da fábrica é estratégica para o futuro de toda a gama de modelos Fiat. A família do novo Panda ainda será composta por um SUV, um SUV cupê, uma picape e um furgão. Seriam os substitutos do Pulse, do Fastback e da Strada. Inclusive, a proposta de design da Stellantis coloca o conceito da picape em uma recriação do calçadão de Copacabana. Sugestivo, não? Ainda está previsto um furgão, que entraria no lugar do Doblò.
Todos os modelos, invariavelmente, seguem a proposta de design do Fiat Grande Panda. Têm faróis formados por pixels de led, logotipos da marca em posição assimétrica, as quatro barras que já foram o escudo da Fiat espalhados pela carroceria em claro, formas quadradas.
A Fiat apresentará um novo modelo da família por ano até 2027, quando pelo menos o hatch compacto já estará à venda no Brasil. Por aqui, os motores serão os três cilindros 1.0 e quatro cilindros 1.3 nas versões aspirada e turbo, possivelmente com sistema híbrido leve.
Substituta da Fiat Strada
A nova picape compacta com cabine dupla, de acordo com a Fiat, será vendida até na Europa. É a chamada Fiat Pick-up Concept, que dá pistas daquela que poderá ser a nova geração da Fiat Strada. O foco, porém, não é tanto o transporte de carga.
O argumento do carro é, na verdade, a possibilidade de combinar características de um veículo comercial com um SUV urbano, sendo um veículo voltado para atividades ao ar livre. O conceito “coloca a diversão na funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como valor para as pessoas”. Talvez tenhamos visto isso antes na Fiat Toro.
Mas a Fiat jura que a inspiração é a Strada brasileira. Tiveram até a sensibilidade de ambientar a picape futurista no calçadão de Copacabana.
O substituto do Fiat Fastback
A Fiat não esconde: o Fastback Concept representa o herdeiro do Fiat Fastback brasileiro e do Fiat Tipo vendido no Oriente Médio e na África. Sua versão de produção será vendido em todos esses mercados e também na Europa.
Embora todos os conceitos tenham aspecto meio quadradão, esse explora bem o caimento mais acentuado do teto que, de acordo com a Fiat, inspira esportividade. Na verdade, usa o design como argumento para a sustentabilidade: o teto melhora a aerodinâmica e o consumo pode ser reduzido.
A ideia é oferecer um estilo mais moderno e jovem em comparação com muitos SUVs. O protótipo de design usa as mesmas portas traseiras da picape e do SUV convencional, mas a versão de produção poderia ser compartilhada no Citroën Basalt..
O substituto do Fiat Pulse
A Fiat define o SUV como um “Giga-Panda”. Possivelmente, será mais um SUV compacto com porte grande, como o C3 Aircross e o Opel Frontera, que são irmãos de plataforma. O conceito aproveita muitos elementos do SUV cupê e da picape e, de acordo com a fabricante, é focado nas necessidades espaço de carros familiares. De certa forma, está mais para um Renault Duster da Fiat do que para um Pulse, que é bem apertado.
O substituto do Fiat Doblò
O Fiat Camper Concept, por definição, tem a “versatilidade de um carro feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança”, Poético, mas esse veículo polivalente seria um excelente substituto para o Fiat Doblò, cobrindo um segmento de carros espaçosos e funcionais que vem recebendo mais atenção no mercado europeu ultimamente.