Caoa pode vender mais uma marca do Grupo Chery no Brasil
Sem os carros da Omoda e Jaecoo nas mãos, grupo brasileiro mostra interesse em outras marcas da Chery como Exeed e Jetour

A relação entre os grupos Caoa e Chery pode ter sido melhor no passado. Tudo porque a fabricante chinesa decidiu entrar no mercado brasileiro por conta própria, por meio da Omoda Jaecoo, o que teria causado uma discórdia com sua parceira nacional. A situação parece ter melhorado nos últimos meses e, agora, a Caoa estaria buscando expandir os seus negócios com mais uma das submarcas da Chery.
É o que dizem fontes dentro do Grupo Chery. A Caoa renovou o seu interesse na submarca Exeed, mas também está de olho na Jetour e na iCar, outras divisões da fabricante chinesa. A ideia é reforçar o portfólio com veículos diferentes, com tecnologias mais avançadas e sistemas elétricos mais modernos.
A Exeed é um antigo desejo da Caoa. A submarca premium da Chery havia sido confirmada pelo falecido Carlos Alberto de Oliveira Andrade durante o Salão do Automóvel de 2018, justamente no ano em que a Caoa Chery começou a operar. O empresário dizia que os carros chegariam em 2019 e algumas unidades apareceram em testes pelas ruas.
Porém, o lançamento foi adiado constantemente até que a Exeed anunciou que tinha planos de vir ao Brasil por conta própria, o que gerou um embate com o Grupo Caoa, com o argumento de que ela tinha os direitos de vender todos os carros da Chery em solo nacional. Desde então, a Exeed ficou em silêncio sobre os seus planos e as brigas desapareceram.
Trazer a Exeed daria uma oportunidade de entrar em um segmento mais acima. Boa parte da linha da marca é formada por versões mais equipadas e com melhor acabamento dos carros da Chery. Os últimos lançamentos são carros próprios feitos de olho no mercado europeu e totalmente elétricos.
Outra marca na mira da Caoa é a iCar. Apesar de ser o nome do subcompacto que a Caoa Chery vende por aqui, na China é uma divisão de veículos 100% elétricos, com modelos de diversos tamanhos, como o iCar 03, um SUV compacto com porte de Renegade. Ter esta submarca daria acesso a carros elétricos bem mais modernos e atraentes.

Por fim, a Caoa também considera a Jetour. Ela tem um foco em SUVs e crossovers e atua em outros países na América Latina como Chile, México, Peru e Uruguai. Como é uma marca que normalmente chega via importadores, seria uma opção mais fácil para a empresa brasileira conseguir os direitos. O Jetour Traveler chegou a ser registrado no Brasil e o X70 foi visto em teste por aqui.
Procurado por QUATRO RODAS, o Grupo Caoa não comentou sobre os planos de adicionar mais uma marca da Chery ao seu portfólio.