A BYD ampliará a sua linha de elétricos com mais um SUV, menor e mais barato do que o Yuan Plus. O Yuan Pro está no estande da marca no Festival Interlagos 2024 para exposição e sua estreia acontecerá bem antes do previsto: dia 5 de setembro.
Oficialmente, a fabricante comenta apenas que o Yuan Pro chegaria ao Brasil ainda este ano, como noticiamos ontem (7). QUATRO RODAS conversou com alguns executivos da BYD que confirmaram a estreia no início de setembro, antes mesmo da picape média Shark.
O Yuan Pro, conhecido na China como Yuan Up, é um modelo abaixo do Yuan Plus, tanto em tamanho quando acabamento e preço, da mesma forma que o Song Pro fica abaixo do Song Plus. A troca do nome se dá pelo fato do que o Yuan Pro chinês ser outro modelo, com design “inspirado” no Ford EcoSport, além de que utilizar o sobrenome “Pro” ajuda a manter uma identidade para toda a linha da BYD.
Os mesmos executivos não quiseram falar sobre o preço exato, porém deram dicas de que ficará acima do Dolphin GS e que pode ficar próximo do Dolphin Plus, hoje vendido por R$ 184.800. Esta faixa de preços por volta de R$ 180 mil já seria interessante, pois custaria aproximadamente R$ 50 mil menos do que o Yuan Plus, comercializado por R$ 229.800.
Apelidado por muitos como “SUV do Dolphin”, por compartilhar a plataforma e alguns elementos de design como as lanternas, é um carro bem compacto. Mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 de altura e tem um entre-eixos de 2,62 m. São 2 centímetros a mais de comprimento e 8 cm a menos de entre-eixos.
Na China, está disponível com dois motores. O mais básico entrega os mesmos 95 cv e 18,3 kgfm de torque do Dolphin. Pode contar com uma bateria de 32 kWh, que entrega uma autonomia de 301 km pelo ciclo de testes CLTC; ou um conjunto de 45,1 kWh, elevando o alcance para 401 km. O segundo motor é o de 177 cv e 29,6 kgfm. É um pouco menos do que o Dolphin Plus, mas ainda seria a opção mais interessante para o Brasil.
O carro exposto está trancado, porém podemos ver a central multimídia de 12,8 polegadas e o painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas. No mercado chinês, vem de série com controle de cruzeiro, controle de estabilidade, quatro airbags (frontais e laterais dianteiros), conexão WiFi nativa, faróis de led com iluminação diurna e acendimento automático, rodas de liga leve de 16 polegadas e mais.
Deve repetir o que aconteceu com o sedã King e chegar sem pacote ADAS com sistemas de assistência, um item que é opcional somente para a versão topo de linha na China. O kit adiciona controle de cruzeiro adaptativo com leitor de placas de trânsito, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e monitor de ponto cego. O mesmo opcional ainda traz head-up display, sistema de som com oito alto-falantes, bancos dianteiros com aquecimento e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Após o Yuan Pro, a BYD deverá lançar a picape híbrida Shark, também presente no Festival Interlagos e que está prevista para chegar até outubro.