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Renault Kwid terá versão elétrica em 2019

Conceito K-ZE antecipa inédito modelo acessível movido por baterias

Por Raphael Panaro
Atualizado em 2 out 2018, 09h39 - Publicado em 1 out 2018, 18h39
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  • O Kwid futurista será produzido e, inicialmente, vendido na China (Divulgação/Renault)
    Renault K-ZE
    O Kwid futurista será produzido e, inicialmente, vendido na China. Objetivo é oferecer um carro elétrico mais em conta (Divulgação/Renault)

    A propagação dos carros elétricos passa, fundamentalmente, por três pilares: infraestrutura das cidades, autonomia e preço do veículo. É nesse último tema que a Renault investe agora.

    A marca aproveita o “fator casa” para mostrar o conceito K-ZE no Salão de Paris, na França. A Renault não cita o nome do seu subcompacto, mas o nome K-ZE dado ao protótipo, muito provavelmente, quer dizer Kwid Zero Emissions.

    O design é praticamente o de um Kwid que avançou no tempo. Parece pronto para ser mais um integrante da família Zero Emissions (ZE), atualmente composta por Zoe, Twizy, Kangoo e Master.

    Renault K-ZE
    A pintura em dois tons ganha efeito degradê nas colunas e o conjunto ótico ganha LEDs (Divulgação/Renault)

    O protótipo antecipa a criação de um modelo “popular” movido a baterias que será produzido e vendido, inicialmente na China já no ano que vem. Poderá se tornar um dos elétricos mais baratos do mundo.

    Segundo a Renault, o país asiático investiu fortemente na infra-estrutura e implementou políticas de incentivo para reduzir o custo de aquisição de veículos elétricos nos últimos anos.

    Em 2017, mais de 470 mil modelos elétricos foram emplacados por lá. E a projeção é que até 2020 mais de 5 milhões de unidades estejam rodando pelas ruas chinesa sem gastar um litro de combustível.

    2018 – Showcar K-ZE et Carlos Ghosn
    CEO da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn apresenta o K-ZE (Divulgação/Renault)

    O K-ZE será produzido na China pela eGT New Energy Automotive. A companhia criada para desenvolver e produzir veículos elétricos é resultante da joint-venture entre a Renault-Nissan-Mitsubishi e sua parceira local, a Dongfeng.

    A Renault afirma que o carro terá autonomia de 250 quilômetros e poderá ser recarregado tanto em tomadas domésticas quanto públicas.

    No modo de carga rápida, recupera 80% de sua autonomia em menos de 50 minutos. Quando conectado a uma tomada convencional, a bateria pode ser recarregada em menos de 4 horas.

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    Apesar de acessível, o K-ZE traz inúmeros itens de série, como ar-condicionado, sensores e câmera de ré, central multimídia, airbags e faróis automáticos.

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