Se a maior parte das montadoras tem manifestado o abandono da produção de motores à combustão, a dinamarquesa Zenvo anunciou nesta semana o lançamento do motor V12 mais potente do mundo. Desenvolvido em parceria com a alemã Mahle, tem quatro turbocompressores e desenvolve até 1.267 cv.
O pico de potência é entregue a 8.000 rpm, mas o motor pode rodar a 9.800 rpm. Com a inscrição Mjolner V12-4T, o propulsor de 6.6 litros vai equipar o Aurora, o mais novo hiperesportivo da Zenvo.
Como se já não bastasse o desempenho do motor a combustão, o Aurora também será equipado com um motor elétrico de 608 cv. A potência combinada do conjunto híbrido é de 1.875 cv, o que coloca o bólido dinamarquês na lista dos esportivos mais potentes do mundo.
Apesar dos números estratosféricos, o Zenvo Aurora não será um modelo exclusivo para as pistas. Além disso, a Zenvo assegurou que a colaboração com a Mahle é essencial para que o motor atenda às novas regulamentações de emissões de poluentes Euro 7.
O propulsor utiliza a tecnologia de ignição a jato da Mahle, que visa melhorar o processo de combustão e aumentar a eficiência do combustível. O novo motor também é construído com base em alumínio e fibra de carbono, e trabalha com combustíveis sintéticos mais limpos para atender às regulamentações de emissões da Europa e dos Estados Unidos.
O V12 está sendo desenvolvido como uma unidade modular, e vai servir como base para o desenvolvimento de versões menores, com configurações V6 e V8.
O Zenvo Aurora e seu conjunto híbrido expressivo serão uma das maiores atrações do The Quail, evento que faz parte do Monterey Car Week 2023, tradicional encontro realizado nos Estados Unidos.