Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Yamaha traz proposta de esportivo leve com SPORTS RIDE CONCEPT

Passo adiante em relação ao MOTIV.e, modelo tem apenas 750 kg

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 09h38
fabricantes

Conhecida por suas motocicletas, a Yamaha costumeiramente aproveita o Salão de Tóquio para mudar um pouco de sintonia, exibindo agradáveis carros-conceito. A novidade para a edição de 2015 do evento é o SPORTS RIDE CONCEPT, tratado pela montadora como um passo adiante em relação ao MOTIV.e concept, exibido durante a edição de 2013.

yamaha-sports-ride-concept-2.jpeg

A proposta é, de fato, consideravelmente diferente: sai o conceito de um subcompacto urbano – o típico kei-car japonês – e entra a ideia de um esportivo leve e compacto. As dimensões do SPORTS RIDE CONCEPT exemplificam isso: são 3,90 metros de comprimento, 1,72m de largura e 1,17m de altura. Mas, mais relevante do que isso, é importante ressaltar que o modelo tem apenas 750 kg, graças à vasta utilização de fibra de carbono em sua constituição.

Continua após a publicidade
yamaha-sports-ride-concept-3.jpeg

Assim, não é necessária a instalação de um motor de grande capacidade para fazer com que o desempenho do SPORTS RIDE CONCEPT seja expressivo. Apesar de a Yamaha não confirmar qual foi o propulsor escolhido para o modelo, é provável que seja o mesmo 1.0 de três cilindros do MOTIV.e, oferecendo algo entre 70 e 80 cavalos de potência. Assim, a relação peso/potência fica próxima a 1 kg/cv.

Por dentro, há espaço apenas para motorista e passageiro. O revestimento dos bancos e dos painéis é de couro e parece ter sido instalado artesanalmente. As saídas de ar-condicionado têm formato de turbina, e o volante é multifuncional. Também merece destaque o sistema de áudio, com direito a uma caixa de som instalada ao lado do encosto de cabeça do passageiro.

Continua após a publicidade
yamaha-sports-ride-concept-4.jpeg

Vale lembrar que, assim como o MOTIV.e, o SPORTS RIDE CONCEPT foi desenvolvido com o sistema iStream, uma ferramenta de manufatura desenvolvida pelo engenheiro sul-africano Gordon Murray, conhecido por criar diversos bólidos da Fórmula 1 (incluindo os carros da Brabham com os quais Nelson Piquet foi campeão mundial em 1981 e 1983) e carros de rua icônicos, como o McLaren F1.

VEJA MAIS– Yamaha surpreende com o MOTIV concept

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.