A Yamaha apresentou no último sábado, 8, o novo modelo Crosser 150 que, assim como a Fazer 150, é exclusividade do mercado brasileiro. Disponível em duas versões, E e ED, a motocicleta estará nas concessionárias do Brasil a partir do mês de abril, por R$ 9.050,00 e R$ 9.350,00, respectivamente (além do frete). A versão ED se diferencia da E pela presença de disco de freio na roda dianteira e ajuste de guidão.
Com um design bastante arrojado e agressivo para o porte da motocicleta, que conta com as cores laranja, cinza grafite e branca, a Yamaha Crosser 150 está equipada com o motor Blueflex de 2ª geração, SOHC (Single Over Head Camshaft) de 149,3 cm³ e quatro tempos com injeção eletrônica, ou seja, o mesmo da YS150 Fazer, que entrega 12,2 cavalos de potência a 7.500 rpm (12,4 cv com etanol) e 1,28 mkgf de torque a 6.000 rpm (1,29 mkgf com etanol).
A moto conta ainda com o sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc.
A Yamaha Crosser 150 apresenta um moderno painel, com conta giros analógico e um visor LCD digital, além de indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total. Seu conjunto óptico apresenta faróis com lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes.
As rodas raiadas da nova Crosser 150 e o sistema de amortecimento e suspensão monoshock com link, que absorve melhor os impactos da superfície, são próprios para diferentes terrenos, sendo aro 17 polegadas na traseira e 19 polegadas na dianteira. Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha.
O tanque de combustível da novidade da Yamaha para o mercado brasileiro tem capacidade para 12 litros, e o seu bagageiro com alças de apoio em alumínio suporta cargas de até 7 kg.
Com este lançamento, a Honda NXR 150 Bros (ES: R$ 9.000,00; ESD: R$ 9.300,00) ganha uma concorrente de peso. A motocicleta da Honda porém, é mais potente que a Yamaha Crosser 150, entregando 13,8 cv a 8.000 rpm (14,0 cv com etanol) e 1,39 mkgf a 6.000 rpm (1,53 mkgf com etanol).