A FCA apresentou, nesta quarta-feira (28), novos recursos de conectividade para os modelos de Fiat e Jeep no Brasil. Em parceria com a operadora TIM, a empresa conectará seus carros aos serviços mais comuns que um motorista usa no dia a dia, como pagamentos e navegação.
Além disso, haverá telemetria do veículo para questões como manutenção e até cálculo de apólices de seguro.
Previsto para o primeiro trimestre de 2021, o serviço não teve o nome anunciado, mas detalhes foram adiantados na coletiva conjunta entre o grupo automotivo e a telefônica italiana.
A ambição é fornecer, via rede 4G, cerca de 30 serviços diversos ao proprietário, indo de automação veicular a soluções de pagamento.
Logo de cara, a grande diferença em relação a assistentes como Android Auto e Apple Carplay é o uso de chip eSIM, embarcado nos veículos. Essa instalação permite uma conectividade profunda aos mais diversos sistemas veiculares, além de conversar com outros hardwares que não sejam o celular.
E, por se tratar de um componente de fábrica, a expectativa é que essa comunicação ocorra de maneira bem ágil, mesmo quando o tráfego de dados for alto.
Detalhando a capacidade do sistema, a FCA sugeriu que as informações de condução e manutenção do veículo podem ser compartilhadas até com seguradoras, de modo a influenciar no cálculo de apólices.
Os carros deverão contar ainda com resposta automática a acidentes e monitoramento em tempo real, semelhante ao que oferece a Chevrolet com seu OnStar. E, assim como a americana, que firmou parceria com a Claro, os carros da Fiat deverão trazer Wi-Fi a bordo.
Além disso a automação veicular poderá ser aproveitada para pequenas comodidades, como ligar o ar-condicionado antes do condutor chegar ao veículo, com base em informações de temperatura, itinerário e histórico de localização.
O eSIM também deverá ser usado para pagamentos, e um dos cenários já exemplificados é a possibilidade de passar pelos drive-thru da rede McDonald’s com cobrança automaticamente feita pelo sistema, sem necessidade instalar tags como as de pedágio eletrônico. Essa função também deverá ser aproveitada em postos de gasolina e concessionárias.
Outro parceiro já confirmados é a Amazon: um breve vídeo retratou o presidente FCA para a América, Antonio Filosa, utilizando a assistente Alexa em conversa telefônica com Pietro Labriola, CEO da Tim Brasil.
A FCA, entretanto, não informou se será necessário renunciar ao Android Auto ou Carplay para aproveitar ao máximo seu serviço.
Segundo a empresa, ainda é cedo para detalhar preços e planos, mas é certo que o serviço chegará no primeiro semestre de 2021. Entretanto, veículos já adquiridos não serão compatíveis com o sistema, como tampouco haverá opção de instalar o eSIM posteriormente.
Cobertura
O pacote da FCA e TIM dependerá do 4G da operadora para funcionar. Um relatório recente da consultoria OpenSignal classificou a cobertura da operadora como a melhor do Brasil. E segundo a companhia há planos de atender todos os municípios do País em até 80% do território até 2022.
Ainda que a parceria seja um exemplo de Internet das Coisas (IoT) a briga envolvendo o 5G não será impeditiva, já que as funções previstas serão atendidas facilmente pelas antenas já existentes no Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.