A partir de setembro, os clientes VW poderão agendar revisões periódicas e qualquer outro serviço de manutenção e reparo de seus carros via site ou aplicativo de celular.
Inicialmente, segundo a fabricante, o agendamento digital estará disponível em 20% das concessionárias, chegando a 50% até o final do ano e 100% em meados de 2020.
Como a rede tem atualmente 500 revendas, a oferta do serviço será possível, respectivamente, em 100, 250 e 500 concessionárias.
O agendamento digital pode ser feito de onde o cliente estiver e a qualquer hora.
Só que, ao entrar na página do site ou do aplicativo para o agendamento, deve seguir alguns passos.
O primeiro é informar o serviço desejado: revisão ou outro tipo de manutenção (neste caso, é preciso descrever o problema).
Depois é necessário escolher a concessionária de preferência (por meio de sinais de geolocalização aparece um mapa na tela com os endereços mais próximos).
O sistema dá acesso à agenda das oficinas e permite que o usuário escolha até o nome do consultor pelo qual deseja ser atendido.
“Sabemos da importância da relação entre consultor e cliente, na relação de confiança que é gerada ao longo do tempo, e estamos usando a tecnologia como meio facilitador nesse processo”, afirma Daniel Morroni, diretor de pós-vendas da Volkswagen do Brasil.
No caso de agendar uma revisão, o motorista consegue saber antecipadamente quanto vai gastar, o que será feito no carro (incluindo a relação do que será substituído ou simplesmente analisado) e também o tempo de duração do serviço.
Quando chega à concessionária, o motorista é recebido pelo consultor que registra a entrada do carro na oficina e presta esclarecimentos adicionais que eventualmente seja necessário.
Por meio de um tablet com um aplicativo específico das concessionárias, o consultor pode revisar o que será feito no carro e sugerir algum tipo de manutenção preventiva que estava fora do plano mas que se aplica ao caso particular do cliente.
Para isso, o aplicativo se guia por um algoritmo que analisa informações como o tempo de uso do carro e a quantidade de quilômetros rodados, por exemplo.
Todos os serviços de manutenção ficam registrados no cadastro do carro e podem ser consultados a qualquer tempo pelo proprietário.
Por conta dessa possibilidade de registrar o histórico do carro on line, a partir dos modelos da linha 2020, a VW vai abolir o Manual de Manutenção dos veículos e a necessidade de carimbar as páginas das revisões para comprovar que o carro visitou a concessionária nos prazos e quilometragens previstos.
Na hora de vender o carro, o motorista poderá demonstrar como cuidou do veículo apresentando o que ficou registrado no cadastro digital.
O site da VW é www.vw.com.br e o aplicativo Meu VW (disponível para download gratuito nas plataformas iOS e Android).