A Volkswagen anunciou férias coletivas para três de suas fábricas no Brasil. As plantas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas em São Paulo, estão em recesso a partir de hoje (20) devido às enchentes no estado do Rio Grande Sul, que afetam a rede de fornecedores de peças das unidades.
“Em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir”, informou a Volkswagen em comunicado.
A empresa disse ainda que “se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”.
Na fábrica de Taubaté, onde o Polo Track é produzido, as férias coletivas durarão 10 dias. Já em São Bernardo, responsável pela produção de Nivus, Virtus, Polo e Saveiro, e na fábrica de motores de São Carlos, a duração prevista é de 11 dias. A única unidade da VW que não tem paralisação prevista é a de São José dos Pinhais, no Paraná, onde é fabricado o T-Cross.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindimetau), 1.800 funcionários serão afetados pela medida. O Sindimetal reforçou a necessidade da medida “devido à situação de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul e com possibilidade de afetar a produção em Taubaté”.
Parte dos fornecedores de peças da Volkswagen estão localizados no Rio Grande do Sul e a situação atual do estado pode afetar a produção nas fábricas de São Paulo. O sindicato informou ainda que, caso não haja impacto, o aviso de férias poderá ser cancelado.