Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW antecipa na China SUV de R$ 150.000 e outro de R$ 300.000 para o Brasil

Tarek, que será produzido na Argentina, e versão cupê de cinco lugares do Atlas foram apresentados simultaneamente no Salão de Xangai

Por Rodrigo Ribeiro, de Xangai (China)
18 abr 2019, 15h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Teramont X é a versão de produção do Atlas Cross Sport e ocupará o topo da gama de SUVs da marca no país (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A Volkswagen estava falando sério quando prometeu iniciar uma ofensiva de SUVs para o mercado brasileiro. Além dos recém-lançados Tiguan e T-Cross, a marca prepara mais quatro novidades para o país.

    Publicidade

    Duas delas ficarão abaixo do T-Cross, como QUATRO RODAS antecipou.

    Publicidade

    Na faixa de R$ 120.000 a R$ 150.000, porém, sobra espaço abaixo do Tiguan, assim como (muito) acima dos R$ 200.000, já que a nova geração do Touareg ficou muito cara para ser viável no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Tarek para os ocidentais, Tharu para o chineses, será pocionado entre T-Cross e Tiguan (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A solução será dupla. Entre o T-Cross e o Tiguan irá entrar o Tarek, chamado na China de Tharu.

    Publicidade

    Ele usa a mesma plataforma MQB dos irmãos acima e abaixo, mas será fabricado na Argentina – no lugar da linha da SpaceFox – como uma alternativa mais espaçosa ao T-Cross.

    Continua após a publicidade

    Irá ocupar o espaço da versão inicial do Tiguan 1.4, única a não dispor de sete lugares. Isso permitirá ao consumidor ter um carro ligeiramente menor que o Tiguan, mas mais equipado.

    Publicidade
    Tarek tem o mesmo entre-eixos do Jetta, 2,69 metros (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    O Tarek manterá o 1.4 turbo flex de 150 cv aplicado em profusão na gama Volkswagen. O câmbio será sempre automático de seis marchas, com tração dianteira.

    Continua após a publicidade

    Assim como o Tiguan, o modelo oferece um amplo espaço interno, sobretudo no banco traseiro. O elevado túnel central, porém, deve ser rebaixado para o mercado nacional, assim como ocorreu com o T-Cross.

    Publicidade

    O porta-malas está longe da opulência dos 710 litros do Tiguan, mas oferece um volume adequado para o segmento, de 445 litros. Como referência o Jeep Compass, seu principal rival, tem 410 litros.

    Luxo simplificado

    Teramont X é derivado do Atlas, porém com teto acupezado e espaço para 5 (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    No topo da gama será o Teramont X, nome chinês para a versão de produção do Atlas Cross Sport, que QUATRO RODAS inclusive já testou. O SUV cupê grande é feito, surpreendentemente, na mesma plataforma MQB dos companheiros.

    Publicidade

    Derivado do Atlas de sete lugares, porém com caimento acupezado do teto e cabine arquitetada para cinco passageiros, o grandalhão tem 2,98 m de entre-eixos.

    O corpulento utilitário abusa das linhas retilíneas para impor um porte ainda maior. Como a arquitetura MQB impede o uso do motor longitudinal, o Atlas tem como alternativa mais potente o 3.6 V6 de 279 cv, com câmbio automático de 8 marchas.

    Continua após a publicidade
    Teramont X tem quase 3 metros de entre-eixos (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Sobra conforto e equipamentos, com direito a teto-solar panorâmico, controlador de velocidade adaptativo e ar-condicionado digital de 3 zonas. Resta saber se ele trará o nome Atlas ou Teramont ao Brasil.

    Para concorrer com os novos BMW X5 e Mercedes-Benz GLE, porém, a Volkswagen terá de posicionar o Teramont X (ou Atlas Cross Sport) abaixo dos rivais, na faixa dos R$ 200.000 a R$ 300.000.

    Continua após a publicidade

    Havia a expectativa de que o Tarek chegasse ao mercado no fim deste ano, mas o SUV argentino atrasou e só virá mesmo no ano que vem. Também está marcado para 2020 o lançamento do Teramont X.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.