Clique e assine por apenas 5,90/mês

Volvo XC40 Recharge: o SUV elétrico com 408 cv que virá ao Brasil em 2021

Primeiro carro totalmente elétrico do fabricante tem sistema multimídia inédito desenvolvido em parceria com o Google

Por Daniel Telles - Atualizado em 17 out 2019, 15h38 - Publicado em 17 out 2019, 15h14

 

Dianteira do carro elétrico não tem a grade, presente no modelo a combustão Divulgação/Volvo

O Volvo XC40, segundo carro mais vendido da marca no Brasil, finalmente teve a versão elétrica, batizada de Recharge – “recarregar”, em inglês –, apresentada nos EUA.

E, conforme já foi adiantado por QUATRO RODAS, o modelo será vendido no Brasil e deve desembarcar por aqui em 2021. Entretanto, o preço para nosso mercado não está definido.

O modelo é o pontapé inicial do fabricante sueco para o projeto de lançar um carro elétrico por ano durante a próxima meia década e reduzir em 40% a emissão de CO2 por veículo.

Modelo terá 8 opções de pintura Divulgação/Volvo

O SUV recebeu dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de gerar 408 cv de potência combinada e com autonomia para rodar até 400 km sem precisar de recarga.

Segundo a Volvo, bateria tem carregamento de 80% da carga em apenas 40 minutos Divulgação/Volvo

Em relação ao modelo convencional, apenas a altura  em relação ao solo diminuiu, já que a bateria fica alocada no assoalho do carro. O porta-malas também perde um pouco de capacidade, que é compensada pelo novo compartimento de 30 litros sob o capô.

Continua após a publicidade
Onde antes ficava o motor 2.0 a gasolina, agora há um compartimento com capacidade de 30 L de armazenamento Divulgação/Volvo

No interior, merece destaque a nova plataforma de entretenimento com sistema Android OS, desenvolvido em conjunto com o Google.

O sistema contará com reconhecimento de voz personalizado, que atua em conjunto com o aplicativo Google Maps, atualizará o motorista de detalhes do trânsito, melhores rotas e estações de recarga mais próximas.

Sistema multimídia desenvolvido em parceria com o Google é inédito Divulgação/Volvo

O novo software ainda aumentará a capacidade dos assistentes de direção, já que poderá fornecer limites de velocidade atualizados e alertar sobre riscos na via.

Na Europa, a expectativa é que o XC40 Recharge seja lançado no final do ano que vem. O preço por lá parte dos 58.800 euros (cerca de R$ 270.587 em conversão direta). 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade