Clique e assine por apenas 8,90/mês

Exclusivo: Volvo mais barato do Brasil deixará de ser vendido no país

Presidente da marca comentou com QUATRO RODAS os planos da empresa para o Brasil nos próximos anos. E o V40 não faz parte deles

Por Rodrigo Ribeiro - 29 ago 2019, 07h00
Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon
Azul ou verde? O nome da cor é Blue Amazon Christian Castanho/Quatro Rodas

As três grandes marcas premium alemãs seguem investindo no segmento de hatches médios, com os novos BMW Série 1, Mercedes Classe A e o futuro Audi A3 de quarta geração — que, se vier ao Brasil, será importado junto do sedã.

Mas a Volvo, que mira na tríade germânica em quase todos os seus lançamentos, não vê o segmento com o mesmo otimismo das rivais.

Luis Resende, presidente da Volvo para a América Latina e Caribe, afirmou com exclusividade a QUATRO RODAS que o V40 deixará de ser vendido no país em outubro.

“Estamos só aguardando o fim dos estoques, e os lojistas não podem mais encomendar o modelo”, afirmou o executivo durante o lançamento do novo S60.

“Estamos focando em outros segmentos, sobretudo os SUVs, onde já somos líderes nas categorias do XC60 e 90.”

O V40 era vendido no Brasil em três versões, com motor de 190 cv ou 245 cv, entre R$ 114.950 e R$ 149.950.

Continua após a publicidade

A saída de cena do hatch não é exclusiva do país, pois a marca já havia afirmado que não fará uma nova geração do V40, cuja produção será encerrada este ano.

Fim de linha pra gasolina (e pro motorista)

O novo XC90 chegará ao Brasil nos próximos meses com a tecnologia híbrida leve Divulgação/Volvo

Os próximos passos da Volvo envolvem uma atualização completa da motorização de seus modelos, incluindo a hibridização completa da gama.

Mesmo os modelos movidos a diesel ou gasolina adotarão a tecnologia híbrida leve, onde um pequeno motor elétrico de 48V auxilia o conjunto principal em acelerações e retomadas.

Com isso, a marca pretende avançar em seu plano de vender apenas modelos híbridos ou elétricos. A ideia era que isso começasse já em 2019, mas por enquanto só o novo XC90 oferece a alternativa hibrida parcial.

O objetivo final da Volvo é oferecer veículos exclusivamente elétricos em um futuro a médio prazo. No Brasil, essas mudanças são refletidas na estreia dos inéditos XC40 híbrido e elétrico para 2020 e 2021, respectivamente.

Além disso, a Volvo almeja que ninguém mais morra em acidentes a bordo de seus carros até 2020. Para isso a empresa avança no desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo.

Atualmente a empresa é a que detém a maior oferta de veículos com assistentes de condução semiautônoma do Brasil. Por aqui só o XC40 Momentum não oferece o equipamento como item de série.

Continua após a publicidade
Publicidade