Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Volvo revela como serão seus novos compactos

Suecos apresentam uma nova plataforma modular com diversas opções de configuração mecânica

Por Redação Atualizado em 18 jan 2017, 16h48 - Publicado em 18 Maio 2016, 13h13

Volvo Concept 40.2

Firme em sua ambição de criar uma identidade visual e tecnológica cada vez mais forte, a Volvo apresentou hoje dois novos conceitos que devem ditar os rumos de seus modelos mais compactos. O SUV 40.1 e o sedã 40.2 (representativos dos futuros XC40 e S40, respectivamente) serão os primeiros desenvolvidos a partir da plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), a segunda do tipo dentro da marca – a primeira, chamada de SPA, já é utilizada nos novos XC90, S90 e V90.

A nova plataforma deve substituir os veículos que ainda guardam resquícios da parceria com a Ford, como o V40 atual. O design reforça os elementos que já foram vistos nos lançamentos mais recentes da marca, como o conjunto dianteiro de faróis e grades característicos e o formato das lanternas (em C no caso dos SUVs e em forma de ferradura no caso dos sedãs).

Volvo Concept 40.2

Volvo Concept 40.2

O conceito 40.2 em particular traz elementos curiosos, como uma maior altura em relação ao solo e um teto com caimento suave que remete à tendência dos sedãs com perfil de cupês. Já o SUV 40.1 apresenta uma larga coluna C em formato trapezoidal, com as maçanetas das portas traseiras embutidas.

Volvo Concept 40.1

Volvo Concept 40.1

Continua após a publicidade

Volvo Concept 40.1

Além de diferentes propostas e tamanhos, a plataforma CMA também irá integrar várias configurações de powertrain. Os motores poderão ser 100% elétricos, híbridos ou a combustão (com 3 ou 4 cilindros), acoplados à tração integral ou dianteira.

Volvo CMA

Volvo CMA

Volvo CMA

Volvo CMA

A Volvo promete lançar o primeiro veículo da nova série (o SUV compacto XC40) no próximo Salão de Xangai, em abril. Ele será um concorrente sueco para o trio de ferro formado por Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

Continua após a publicidade

Publicidade