Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volvo registra novos nomes e pode ter família de hatches EVs no futuro

Novo padrão coloca o prefixo 'E' para designar as versões elétricas; Recharge deve ser reservado apenas para híbridos plug-ins

Por João Vitor Ferreira
13 set 2022, 20h55
Volvo c40
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Se você não ficou animado com a possibilidade do novo Volvo XC90 elétrico mudar seu nome para Embla, talvez essa descoberta te alivie um pouco.

O site Auto Express descobriu que a Volvo registrou uma série de nomes no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, que dão a entender uma nova padronização na nomenclatura dos modelos da marca. 

Os nomes se manteriam os mesmos – com o prefixo XC para os SUVs, C para os SUVs cupês, S para os sedãs e V para as peruas. A diferença seria que os modelos 100% elétricos ganhariam a letra E no começo. O site britânico descobriu que já foram registrados os nomes EXC90, EXC60, EXC40 e EC40, que seriam as novas versões elétricas dos SUVs já existentes.

Volvo XC90
No mês passado, patentes do que seria a reestilização do XC90 e surgiu o rumor que ele poderia ganhar o nome de Embla (Web/Reprodução)

Com esse novo esquema, o nome “Recharge” utilizado nos no C40 elétrico e em modelos híbridos plug-in ficaria deslocado. É possível que ele seja usado para apenas para os PHEV, facilitando assim diferenciar um tipo de eletrificação da outra.

Aproveitando o pacote de novos nomes, aparentemente, a Volvo preparou o terreno para um possível hatch elétrico. Assim como as letras designam a carroceria, o número ao lado se refere ao tamanho. E nesse pacote de nomes registrados, apareceu o EX30.

Volvo C40 Recharge P8 Brasil
Se a Volvo realmente adotar o novo padrão, o C40 perderia o nome Recharge e passaria a se chamar EC40 (Divulgação/Volvo)

Pela combinação, é possível afirmar que ele seria um dos menores da marca. Porém, a letra “X” solitária cria dúvidas sobre o que estaria por vir. No passado, a montadora sueca tinha o C30, um hatch de duas portas que não passou da primeira geração.

Continua após a publicidade

Para isso, a montadora precisaria de uma plataforma nova. Atualmente a SPA2 comporta apenas veículos maiores que o S60.

Independente de qual modelo seja, a marca já está preparando toda uma nova família, já que os nomes EX40, EX60 e EX90 também foram registrados. Embora hatches não sejam os modelos mais populares hoje em dia, esses novos lançamentos chegariam para rivalizar com o Renault Zoe, Fiat 500e, Peugeot e-208 e Dacia Spring, alguns dos hatches que quase sempre aparecem entre os EVs mais vendidos na Europa. Porém, vale a ressalva: são apenas especulações.

Outros modelos já conhecidos também tiveram seus nomes garantidos, caso ganhem uma versão elétrica no futuro. É o caso dos sedãs ES60 e ES90 e das peruas EV60 e EV90.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.