A inédita minivan elétrica da Volvo já tinha algumas fotos extraoficiais reveladas, mas agora foi a vez da nova Volvo EM90 ser anunciada por inteiro. Trazendo letra E, que remete à nova fase da sueca, a novidade não busca carregar muita gente, mas levar seis ocupantes com bastante espaço e sem uso de combustíveis fósseis.
Por fora, a EM90 é exatamente o que se esperaria da transformação de um EX30 ou EX90 em minivan. Os faróis em formato de martelo são formado por quadradinhos luminosos, a grade foi substituída por um painel com pequenos furos e o emblema da marca aparece sutilmente, em baixo relevo e com retroiluminação.
Ainda que não haja muita margem para ousadia nas laterais, o veículo ganhou colunas em preto que dão a ideia de teto flutuante. A traseira se apega às marcas registradas da Volvo, com lanternas verticais “inspiradas em arranha-céus”, unidas por uma régua iluminada que traz o nome da fabricante por extenso.
Ao todo, são 5,21 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,86 m de altura e impressionantes 3,2 m de entre eixos. É espaço de sobra, mas optou-se por inserir apenas três fileiras na cabine, a fim de favorecer, ao máximo o conforto dos ocupantes.
Como no EX30, o luxo é representado de maneira minimalista e apegado a materiais de origem renovável, à moda da arquitetura escandinava. A central multimídia tem 15,4″ e alta qualidade de imagem, sendo acompanhada por um quadro de instrumentos também flutuante.
Atrás, uma televisão de 15,6″ desce do teto, entretendo os passageiros com serviços de streaming, projeção de smartphones, aplicativos diversos e até uma câmera embutida, que permite a realização de videochamadas à base da internet fornecida pelo próprio carro. Tudo isso pode ser comandado por meio de um assistente de voz com inteligência artificial.
O conforto acústico é prioridade, de modo que as rodas de aro 20 ou 21 trazem isolamento interno. Também houve trabalho nesse sentido na suspensão a ar do veículo, cujo interior ainda recebeu materiais isolantes extras. Por fim, o som de 21 alto-falantes da Bowers & Wilkins cumpre função dupla: além de reproduzir mídia com alta fidelidade, ele cancela ativamente o ruído externo. Essa última função, entretanto, será habilitada posteriormente, em atualização via internet feita a partir da multimídia.
Os assentos têm alta personalização, podendo ser girados para trás ou transformados em cama, por exemplo. Ainda que não confiem no motorista, os passageiros podem dormir sossegados, pois uma suíte de câmeras HD, sensores ultrassônicos e radares alimentam os sistemas ativos que evitam acidentes. A estrutura da van traz amplo uso de aços especiais que não apenas dissipam a energia dos impactos ao redor dos viajantes, mas também protege a bateria.
Ao contrário da irmã Zeekr 009, a Volvo EM90 tem apenas um motor elétrico, traseiro, de 268 cv, cujo torque não foi divulgado. É o suficiente para levá-la de 0 a 100 km/h em 8,3 s, mas o que importa mesmo são os 738 km de autonomia (em ciclo CLTC) fornecidos pela bateria de fartos 116 kWh.
Apesar do tamanho, é possível carregá-la de 10% a 80% em meia hora, utilizando uma tomada de corrente contínua com 200 kW. A energia armazenada é bidirecional, ou seja: a EM90 pode alimentar equipamentos eletrônicos onde estiver e até carregar outros carros elétricos.
Os valores da Volvo EM90 não foram divulgados até o momento.