Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Up! ganha clone elétrico na China

Sem nenhum pudor, chineses fizeram uma cópia quase perfeita - e que custa 10% do valor do original

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2017, 17h16 - Publicado em 17 mar 2017, 17h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Weikerui V7
    O clone tem faróis com projetor e leds (Divulgação/Quatro Rodas)

    Você não deve conhecer Weikerui. Nós também não conhecíamos esta pequena fabricante chinesa até o lançamento do Weikerui V7, seu quinto modelo e que não passa de clone descarado do Volkswagen Up!. Na verdade, é um clone do e-Up!: o chinesinho é 100% elétrico e custa 10% do original.

    Publicidade

    Não seria possível fazer um jogo dos sete erros comparando o V7 com o Up!. As pequenas diferenças estão nas maçanetas e nos retrovisores. Até o logotipo da Weikerui lembra o da Volkswagen. Mas o V7 tem faróis que agradam os mais exigentes: tem projetores elípticos e leds embutidos.

    Publicidade
    Weikerui V7
    Painel do clone tem espaço para central multimídia, mas excluiu as saídas de ar (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

    O painel também tem parte pintada na cor da carroceria, mas o console central é diferente. Resolve o problema de falta de espaço para uma central multimídia deslocando o ar-condicionado para baixo. Só reze para não fazer calor: as saídas de ar no topo do console central sumiram.

    O volante não é igual ao do Up!, mas imita aquele estreado pelo Golf e que hoje está espalhado por quase todos os modelos da Volks. E há dois pequenos botões logo à frente da alavanca de câmbio, um verde (partida?) e um vermelho (destruição?).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Não é difícil perceber a baixa qualidade construtiva olhando para as bordas das portas, dos para-choques e do capô. É um carro bastante simples, com baterias de chumbo (mais antigas que as de íon-lítio) armazenadas na frente do carro, onde iria o motor a gasolina.

    Elas garantem uma otimista autonomia de 100 km para a versão LSEV, com motor de 9,7 cv e que precisa de 10 s para chegar aos 30 km/h – a velocidade máxima é de 40 km/h. Esta versão parte dos 20.000 yuan (R$ 9.000). 

    Publicidade
    Weikerui V7
    Lanternas traseiras também tem leds (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

    Há uma configuração mais potente, com motor de 11,8 cv, que permite chegar aos 50 km/h. Contudo, precisa dos mesmos 10s para alcançar os 30 km/h. Sua bateria tem autonomia para 120 km que, assim como a versão inferior, precisa de 10 h para ser recarregada em tomada doméstica. O valor sobe para 25.000 yuan (R$ 11.200).

    A versão mais sofisticada, chamada de EV, não teve informações divulgadas a não ser sua autonomia: 200 km. Seu preço é estimado em 35.000 yuan. Para efeito de comparação, o Volkswagen e-Up! é vendido na China por caros 268.800 yuan (R$ 120.000).

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Weikerui V7
    Repare na qualidade construtiva: todos as bordas de porta são tortas (Reprodução/ Car News China/Quatro Rodas)

    LSEV em expansão

    A categoria de veículos elétricos de baixa velocidade (LSEV), que não passam dos 50 km/h, são a nova solução de mobilidade para quem vive em zonas rurais do interior da China. O custo baixo destes veículos atraiu esta população, disparando as vendas no segmento: de 23 mil unidades em 2009, passou a 688 mil em 2015. Tudo isso sem a China ter estabelecido normas técnicas para este tipo de veículo. A previsão é de as vendas dos LSEV alcance os 2 milhões de veículos por ano em 2020.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.