Volkswagen Taos já tem data para sair de linha na Argentina
SUV médio passará a chegar ao Brasil importado do México no 2º semestre, recebendo também o novo design

Depois de diversos entraves que levaram a Volkswagen a até questionar qual seria o futuro da fábrica em General Pacheco (Argentina), uma das decisões tomadas foi a de encerrar a produção do Volkswagen Taos no país. Depois de confirmar o fim do SUV médio, agora a fábrica e os fornecedores são notificados de que a fabricação chegará ao fim no dia 24 de junho.
Anteriormente, os executivos da Volkswagen disseram que a produção do Taos na Argentina seria encerrada em junho. Porém, o jornalista Horacio Alonso obteve o comunicado enviado aos fornecedores e funcionários com o cronograma oficial.
O documento diz que dia 19 de junho será o último dia de produção do SUV médio nas áreas de estamparia e pintura. A linha de montagem seguirá operando com o estoque de peças até o dia 24 de junho, quando a produção será encerrada de vez.
Após o fim do Taos, a fábrica ficará sem operar no dia 25, retornando no dia 26 com a produção da Amarok em um único turno. A redução de turnos era esperada, pois a picape média será o único veículo a ser feito na Argentina pelos próximos anos e tem um volume de vendas bem baixo.

A fábrica argentina terá que sobreviver por mais um ano e maio somente com a Amarok. A Volkswagen está trabalhando no chamado Projeto Patagônia, que dará origem a uma nova picape no local, com plataforma da chinesa SAIC. A própria empresa já confirmou estes planos e divulgou um teaser da caminhonete. Porém, a produção está programada para começar apenas em 2027.
O fim do Taos era uma possibilidade que vinha circulando nos bastidores há mais de um ano e que tornou-se real quando a própria empresa disse que analisava o futuro do modelo no país.
Executivos explicaram que o custo de produção na Argentina fazia com que o utilitário médio não fosse competitivo no mercado ou lucrativo o suficiente. O índice de nacionalização era muito baixo e muitas peças vinham importadas do México. Para piorar, o governo argentino aplicou um imposto sobre os veículos do segmento.

Pelas contas da Volkswagen, ficou mais interessante trazer o Taos do México do que manter a produção na Argentina. O SUV virá aproveitando o acordo comercial entre México e Brasil, chegando sem pagar imposto de importação, o que ajudará a ter um preço mais competitivo e uma margem de lucro maior.
Quando desembarcar no país, o Volkswagen Taos contará com o novo design lançado na América do Norte em 2024. A fabricante já adiantou uma das novidades, substituindo a transmissão automática de seis marchas por uma caixa de oito posições. O lançamento deve levar mais alguns meses, para dar tempo de reduzir os estoques do modelo atual.