A Volkswagen suspenderá novamente a produção em três das suas fábricas no Brasil por falta de peças e componentes. As plantas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) entrarão em férias coletivas entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, enquanto a unidade de motores, em São Carlos (SP), paralisará a produção entre 20 de fevereiro e 1º de março.
De acordo com a VW, a paralisação na fábrica do ABC já estava planejada desde o ano passado. Por lá, são fabricados Virtus, Nivus, Saveiro e a maior parte das versões do Polo. “Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes”, diz a nota.
A fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo e que produz o recém-lançado Polo Track, será a única a manter sua produção em ritmo normal, com dois turnos.
A notícia vem num momento onde a produção automotiva se restabelece após as crises geradas pela pandemia e, posteriormente, pela guerra entre Ucrânia e Rússia. Embora a produção de veículos tenha atingido 152,7 mil veículos em janeiro deste ano, maior que os 145,4 mil do mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea, as paralisações da Volkswagen mostram que a indústria ainda não está totalmente recuperada.